Não basta uma boa ideia e um empreendedor motivado. Para uma startup chamar a atenção de investidores e atrair capital, é preciso uma estrutura concreta, calcada em projeções comerciais sólidas e produtos ou serviços reais (e não apenas planejados).
“Ao contrário do que muitos empreendedores iniciantes pensam, os investidores não virão para ajudar a startup conquistar mercado: eles virão depois que o mercado estiver consolidado, ao menos em potencial”, sentencia Raul Amoretti, Sócio/Developer da Aioria Software House, empresa especializada em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e sites, focada no segmento de startups.
Com anos de experiência no atendimento a empreendimentos nascentes, Amoretti é taxativo ao lembrar que uma boa ideia, sem um plano real que a concretize, não tem valor mercadológico algum. Por isso nem sempre o projeto a atrair investidores será o mais original, o mais brilhante e exclusivo, mas sim o mais promissor em termos de conquista de mercado e geração de receita.
A seguir, o especialista lista os passos que devem ser seguidos por startups que desejam atrair investidores.
1. Investidor não dá presente, investidor quer retorno. Leia-se dinheiro. Então, ainda que sua ideia seja realmente incrível, não perca tempo indo atrás dos fundos, aceleradoras e anjos só com “um sonho e um PPT”. Leve resultados comprovados, leve algo que mostre que o projeto é válido, que é aceito, que tem ou terá público, que vai funcionar.
2. Levar o projeto de reunião em reunião com potenciais investidores pode resultar em uma maratona mais frustrante do que vitoriosa. Prefira gastar energia no próprio projeto, tornando-o palpável, produtizado.
3. Não se engane: será preciso investir um pouco, inicialmente, de seu próprio bolso. Isso é fundamental para fazer o projeto rodar, validá-lo, e levar aos investidores uma proposta concreta, de potencial comprovado.
4. Dê atenção a todos os vieses do projeto. Se a startup é, por exemplo, um aplicativo mobile, não adianta investir somente em tecnologia. Também será necessário dar ênfase em marketing , mapeamento de mercado e análise da experiência do usuário. Mercantilizar é palavra de ordem.
5. Dedique-se 100% a startup. Nada de projeto de fim de semana. Reflita: se você, que é o pai da criança, não acha o projeto suficientemente promissor para consumir toda sua dedicação, por que o investidor acharia?
6. Às vezes o investidor se interessa mais pelo empreendedor do que pelo empreendimento. Logo, invista em si mesmo e na sua equipe. Conhecimento, preparo, expertise, know how farão toda a diferença entre um não e um cheque assinado.
7. Só para reforçar: nenhum investidor se interessa por ideia, mas por ideia executada.
8. Participe de circuitos de startups, inscreva o projeto em concursos e editais de incubadoras. Investidores costumam estar de olho nestas vitrines.
9. Se conquistar um investimento, ótimo, mas saiba que este dinheiro não é seu. O investimento inicial, principalmente se for do tipo anjo, costuma ser em troca de uma porcentagem minoritária da empresa (entre 20 e 40%) e, basicamente, todo o dinheiro destinado pelo investidor será reinvestido na startup. Significa que o empreendedor corre risco junto com o investidor.
10. Quando o empreendedor ganha dinheiro? Com sorte, depois da segunda rodada de investimento, se a startup estiver dando certo.
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