book_icon

10 passos para conseguir investimento para startups

10 passos para conseguir investimento para startups

Não basta uma boa ideia e um empreendedor motivado. Para uma startup chamar a atenção de investidores e atrair capital, é preciso uma estrutura concreta, calcada em projeções comerciais sólidas e produtos ou serviços reais (e não apenas planejados).

“Ao contrário do que muitos empreendedores iniciantes pensam, os investidores não virão para ajudar a startup conquistar mercado: eles virão depois que o mercado estiver consolidado, ao menos em potencial”, sentencia Raul Amoretti, Sócio/Developer da Aioria Software House, empresa especializada em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e sites, focada no segmento de startups.

Com anos de experiência no atendimento a empreendimentos nascentes, Amoretti é taxativo ao lembrar que uma boa ideia, sem um plano real que a concretize, não tem valor mercadológico algum. Por isso nem sempre o projeto a atrair investidores será o mais original, o mais brilhante e exclusivo, mas sim o mais promissor em termos de conquista de mercado e geração de receita.

A seguir, o especialista lista os passos que devem ser seguidos por startups que desejam atrair investidores.

1. Investidor não dá presente, investidor quer retorno. Leia-se dinheiro. Então, ainda que sua ideia seja realmente incrível, não perca tempo indo atrás dos fundos, aceleradoras e anjos só com “um sonho e um PPT”. Leve resultados comprovados, leve algo que mostre que o projeto é válido, que é aceito, que tem ou terá público, que vai funcionar.

2. Levar o projeto de reunião em reunião com potenciais investidores pode resultar em uma maratona mais frustrante do que vitoriosa. Prefira gastar energia no próprio projeto, tornando-o palpável, produtizado.

3. Não se engane: será preciso investir um pouco, inicialmente, de seu próprio bolso. Isso é fundamental para fazer o projeto rodar, validá-lo, e levar aos investidores uma proposta concreta, de potencial comprovado.

4. Dê atenção a todos os vieses do projeto. Se a startup é, por exemplo, um aplicativo mobile, não adianta investir somente em tecnologia. Também será necessário dar ênfase em marketing , mapeamento de mercado e análise da experiência do usuário. Mercantilizar é palavra de ordem.

5. Dedique-se 100% a startup. Nada de projeto de fim de semana. Reflita: se você, que é o pai da criança, não acha o projeto suficientemente promissor para consumir toda sua dedicação, por que o investidor acharia?

6. Às vezes o investidor se interessa mais pelo empreendedor do que pelo empreendimento. Logo, invista em si mesmo e na sua equipe. Conhecimento, preparo, expertise, know how farão toda a diferença entre um não e um cheque assinado.

7. Só para reforçar: nenhum investidor se interessa por ideia, mas por ideia executada.

8. Participe de circuitos de startups, inscreva o projeto em concursos e editais de incubadoras. Investidores costumam estar de olho nestas vitrines.

9. Se conquistar um investimento, ótimo, mas saiba que este dinheiro não é seu. O investimento inicial, principalmente se for do tipo anjo, costuma ser em troca de uma porcentagem minoritária da empresa (entre 20 e 40%) e, basicamente, todo o dinheiro destinado pelo investidor será reinvestido na startup. Significa que o empreendedor corre risco junto com o investidor.

10. Quando o empreendedor ganha dinheiro? Com sorte, depois da segunda rodada de investimento, se a startup estiver dando certo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.