book_icon

Especialista mostra como chatbots alavancam competitividade

Especialista mostra como chatbots alavancam competitividade

A tecnologia é investimento essencial para empresas de todos os setores que desejem ganhar produtividade e velocidade na execução de suas operações, segundo aponta o estudo iDX Business Digitalization, realizado junto a gestores de cem corporações, todas elas com mais de 500 funcionários.

Conforme a pesquisa, a maioria dos entrevistados afirmou ter o avanço tecnológico e a automatização de processos como prioridade. Entretanto, o índice geral de digitalização avaliado pelo levantamento no Brasil ficou em 67,5 de uma escala de zero a cem.

“Isto indica que estamos aquém do que deveríamos”, afirma Donald Reis, diretor da Qualitor, empresa especializada em tecnologia para automação de atendimento que detém a spin-off Intelichat, focada em chatbots.

Reis avalia que a meta do estudo foi medir o que é enfático e imperativo para que as empresas avancem na transformação digital, dando destaque a algumas soluções, mas com foco total na automatização.

Outro estudo, da IDC, reforça esta indicação, mostrando que 47% das empresas ouvidas têm a digitalização como necessidade essencial, enquanto 30% afirmam já estar digitalizadas.

Quando o assunto é digitalização, a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) está no Top 3 das tecnologias demandadas, especialmente nas áreas de atendimento, pré-vendas, vendas e marketing.

“E, para todas estas funções, a resposta mais obvia são os chatbots. Tecnologia, Inteligência Artificial, aplicada à interação com o cliente externo e interno. Automatização com qualidade, rapidez, comodidade, praticidade”, analisa Reis.

Conforme o diretor, as vantagens são tantas que caíram no gosto de quem mais importa: o consumidor. Conforme pesquisa do Gartner, devido à preferência dos clientes, até 2020, 85% das comunicações entre pessoas e marcas ocorrerão por canais on-line. Em 2018, o índice não chegará a tanto, mas as interações de atendimento virtuais serão maioria no comercio, conforme a consultoria.

Tanto crescimento que ultrapassará, inclusive, os famosos apps. Hoje, apps de interação são comuns, mas o mesmo Gartner aponta que até 2019 eles serão abandonados por 20% das companhias. Por quê? Porque o público preferirá interações via chatbots, mais completos e capazes de interação e de atendimento às demandas apresentadas, do que a comunicação por meio de apps.

Outro motivo é que os apps têm um custo mais alto de manutenção e atualização do que os chatbots. Ou seja: além de benéficos para o público, os simpáticos e inteligentes robots de chat são vantajosos para as empresas.

Não por acaso, o Gartner mostra que ainda este ano a adesão corporativa aos chatbots será tão grande que mais de 3 milhões de trabalhadores em todo o mundo terão gestores robôs. Além disso, 45% das grandes corporações terão mais funções automatizadas do que funcionários aplicados à operação das mesmas.

Outro estudo, da Mindbowser, indica que 75% das companhias entrevistadas projetavam adotar chatbots em suas operações ainda em 2017.

“É uma onda muito benéfica, avassaladora e disruptiva para não surfar. Um verdadeiro tsunami de vantagens para os negócios, para a interação com o público, e consequente ganho de competitividade, fidelização, respaldo e confiabilidade do mercado. Se os chatbots ainda não estão entre suas prioridades, reavalie para não ser submerso pela concorrência”, finaliza Reis.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.