book_icon

Associação Brasileira de Automação debate o futuro do varejo no 2º Congresso Latino-americano de Sorvetes-Helados

Coordenadora de rastreabilidade da GS1 para a América Latina, Roxana Saravia expõe tecnologias como o blockchain e seu forte impacto nos mecanismos de rastreabilidade
Associação Brasileira de Automação debate o futuro do varejo no 2º Congresso Latino-americano de Sorvetes-Helados

Durante o 2º Congresso Latino-americano de Sorvetes-Helados, em São Paulo, entre 13 e 14 de junho, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil traz ao debate a importância da identificação padronizada para os elos da cadeia de suprimentos. Principalmente neste momento em que a transformação digital e a indústria 4.0 causam impacto nas estruturas de gestão em todos os setores da economia, a coordenadora de rastreabilidade da entidade na América Latina, Roxana Saravia, expõe tecnologias como o blockchain e sua importância para redução de rupturas, confiabilidade e acuracidade das informações entre os atores da cadeia de abastecimento.
O tema da apresentação de Roxana é “Novas Tecnologias para Rastreabilidade – O futuro do varejo”. Além das novas tecnologias, a coordenadora expõe os padrões GS1 como, por exemplo, o código de barras, as etiquetas inteligentes (EPC/RFID) e os códigos bidimensionais, que propiciam a rastreabilidade e podem armazenar informações adicionais de um produto como data de produção, data de validade, número de lote etc. Ela demonstra que adotar um padrão usado por mais de 800 empresas da Ásia, Europa e Américas representa um avanço mercadológico e de reputação à marca.
Recall – A rastreabilidade também é a principal ferramenta para retirar algum produto do mercado em caso de qualquer eventualidade. Ter a competência de recolher os lotes de produtos em curto prazo, antes que os consumidores sejam afetados, é o objetivo maior de um serviço bem prestado e da conquista de confiança. Quando uma situação de recall acontece, é necessária rapidez nas ações para evitar que o problema tome proporções maiores. É aí que a rastreabilidade assume um papel fundamental. Graças a ela, é possível adotar medidas emergenciais, já que o processo permite identificar onde ocorreu a contaminação química, biológica ou perda de qualidade e retirar prontamente o produto de circulação.
Serviço
2º Congresso Latino-americano de Sorvetes-Helados
Palestra de Roxana Saravia – GS1 – “Novas Tecnologias para Rastreabilidade-O futuro do varejo”
Dia 13/06 – 9h45
Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.