book_icon

Consumidores prometem punir empresas que não protegem seus dados e recompensar as que colocam a proteção de dados em primeiro lugar

Novas pesquisas mostram que a confiança nas organizações diminui quando os consumidores acreditam que as empresas não sabem como proteger seus dados
Consumidores prometem punir empresas que não protegem seus dados e recompensar as que colocam a proteção de dados em primeiro lugar

São Paulo, SP – 04 de junho de 2018 – Novas conclusões de uma pesquisa global da Veritas Technologies, líder em gerenciamento de dados multinuvem, revelam que os consumidores têm pouca confiança nas organizações no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais. Com cada vez mais empresas sofrendo violações de dados e hackers aparentemente um passo à frente, quase dois em cada cinco (38%) consumidores acreditam que a maioria das empresas não sabe como proteger seus dados pessoais.

Ao mesmo tempo, o Estudo Global de Consumidores sobre Privacidade de Dados da Veritas 2018 também mostra que os consumidores pretendem tomar medidas ousadas para que haja punição das empresas que não protegerem seus dados, enquanto pretendem recompensar as que o fazem.

Muitas organizações em todo o mundo confiam em dados para direcionar, efetivamente, os consumidores a bens e serviços que proporcionam experiências aprimoradas. No entanto, com a introdução de regulamentos rigorosos de conformidade, que dão às pessoas mais poder sobre seus dados – como a Regulamentação Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), da União Europeia –, muitos consumidores passaram a observar as empresas bem mais de perto e responsabilizá-las pela proteção de seus dados pessoais.

O “novo padrão”

O estudo, encomendado pela Veritas e conduzido pela 3GEM, entrevistou 12.500 pessoas em 14 países. Os resultados dão conta de que os consumidores pretendem recompensar organizações que protegem adequadamente seus dados pessoais e punir aquelas que não o fazem, passando a comprar de outras empresas ou a depreciar a reputação da marca.

Quase dois terços (62%) dizem que deixariam de comprar de uma empresa que não protege seus dados enquanto quase a metade (48%) dos entrevistados dizem que não se manteriam leais a uma determinada marca e considerariam a possibilidade de recorrer a um concorrente.

Oito em cada dez (81%) dizem que pediriam a seus amigos e familiares que boicotassem a empresa, enquanto quase três quartos (74%) afirmam que chegariam ao ponto de denunciar a empresa a órgãos reguladores. Quase dois terços (65%) dos consumidores dizem que postariam comentários negativos sobre a empresa na internet.

No entanto, a pesquisa mostra que os consumidores também pretendem recompensar as empresas que estão protegendo adequadamente seus dados. Três em cada cinco (59%) entrevistados dizem que gastariam mais dinheiro com empresas nas quais confiam em termos de manipulação de seus dados, com mais de um quarto (27%) dispostos a gastar até 25% mais com empresas que levam a sério a proteção de dados.

“A confiança nas empresas foi corroída por violações e casos de ampla repercussão, em que as empresas demonstraram falta de compreensão em relação a como os dados de consumidores por elas mantidos são utilizados ou compartilhados”, afirmou Tamzin Evershed, diretora sênior e líder em Privacidade Global da Veritas. “Como os consumidores exigem mais transparência e responsabilidade das empresas, o ‘novo padrão’ os verá recompensar aquelas organizações que mantêm boas práticas de higiene de dados, enquanto punem aquelas que não o fazem. As empresas devem ser vistas como guardiões confiáveis de dados se quiserem colher as recompensas associadas à construção da confiança do consumidor”.

Preocupações crescentes em torno da coleta de dados pessoais

Conforme cresce o interesse em como os dados pessoais são utilizados e compartilhados, a pesquisa mostra que os consumidores não concordariam em compartilhar os seguintes tipos de dados pessoais:
• Detalhes sobre finanças pessoais, incluindo renda, empréstimos imobiliários (60%)
• Localização (40%)
• Hábitos de uso da internet (40%)
• Detalhes sobre saúde/registros médicos (38%)
• Orientação sexual (28%)
• Preferências religiosas (26%)

Além disso, os consumidores estão se tornando mais cautelosos sobre como seus dados são compartilhados com empresas e terceiros. Nove em cada dez (92%) entrevistados disseram estar preocupados com a proteção de seus dados pessoais, com dois em cada cinco (40%) dizendo que não têm visibilidade sobre como as empresas estão usando ou compartilhando seus dados. Vinte e um por cento demonstraram grande preocupação em terem seus dados pessoais roubados.

“À luz dos eventos recentes e das mudanças nas legislações, os consumidores precisam de muito mais segurança quando se trata de quais de seus dados pessoais as empresas mantêm e como são compartilhados e utilizados”, disse Evershed. “Isso pode ter implicações significativas para empresas que dependem da coleta de dados do consumidor para fornecer serviços inteligentes e direcionados, como aplicativos baseados em localização. As mais bem-sucedidas serão aquelas capazes de demonstrar que estão gerenciando e protegendo dados pessoais de maneira adequada.”

A Veritas ajuda empresas de todo o mundo a gerenciar, proteger e obter insights valiosos a partir de seus dados, independentemente de onde eles estejam armazenados em sua organização. O 360 Data Management para RGPD da Veritas inclui uma variedade de serviços de consultoria abrangentes e software integrado que permitem às empresas localizar, pesquisar, minimizar, proteger e monitorar seus dados. Isso não apenas ajuda as empresas a iniciar sua jornada de conformidade, mas a manter a conformidade a cada passo futuro.

Para obter mais informações sobre como a Veritas Technologies pode ajudar sua organização com conformidade digital, acesse https://www.veritas.com/solution/digital-compliance.

Sobre a Veritas Technologies
A Veritas Technologies capacita empresas de todos os portes para descobrirem a veracidade das informações – seu recurso digital mais importante. Ao usar a plataforma da Veritas, os clientes podem acelerar sua transformação digital e solucionar desafios urgentes comerciais e de TI, incluindo gerenciamento de dados na multinuvem, proteção de dados, otimização de armazenamento, disponibilidade para conformidade e portabilidade da carga de trabalho – sem aprisionamento tecnológico na nuvem. Atualmente, 86% das empresas da Fortune 500 contam com a Veritas para revelar insights de dados que impulsionem a vantagem competitiva. Saiba mais em www.veritas.com ou siga-nos no Twitter em @veritastechllc.

Declarações prospectivas: Qualquer indicação futura de planos para produtos é preliminar, sendo que todas as datas de lançamentos futuros são provisórias e estão sujeitas a mudanças a critério exclusivo da Veritas. Quaisquer futuros lançamentos de produtos ou modificações planejadas nos recursos, funcionalidade ou características dos produtos estarão sujeitos a avaliações constantes por parte da Veritas e, portanto, poderão ou não ser implementados. Sendo assim, não podem ser considerados compromissos sólidos por parte da Veritas ou utilizados como base para decisões relacionadas a compras e ser incorporados a nenhum contrato.
Veritas, o logotipo da Veritas, NetBackup e CloudPoint são marcas registradas da Veritas Technologies LLC ou de suas afiliadas nos EUA e em outros países. Outros nomes podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.
Metodologia
3GEM Research and Insights, 2018, “Estudo Global de Consumidores sobre Privacidade de Dados da Veritas 2018”, entrevistas realizadas e estatísticas compiladas para a Veritas Technologies LLC pela 3GEM Research and Insights, Escritório 10, 5-10 Corbridge crescent, London E2 9DS, www.3gem.com.
Um total de 12.500 adultos foram entrevistados, em março e abril, em todo os EUA., Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Canadá, México, Brasil, Austrália, Singapura, China, Japão e Coreia.

Assessoria de Imprensa

Contato nos Estados Unidos
Veritas Technologies
Dayna Fried +1 925 493 9020
[email protected]

Contato na EMEA
Veritas Technologies
Meera Lakhani-Patel +44 7824 122395
[email protected]

Contato na APJ
Veritas Technologies
Belinda Lim +65 64275564
[email protected]

Contatos de Imprensa no Brasil:

(11) 2667-8400
[email protected]

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.