book_icon

Tecnomultimídia InfoComm Brasil 2018 finaliza sua quinta edição no São Paulo Expo

Tecnomultimídia InfoComm Brasil 2018 finaliza sua quinta edição no São Paulo Expo

Terminou na última semana a quinta edição da TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018, maior feira da indústria de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados do País, que teve três dias de intensa programação de summits, congressos e exposição de produtos. Com um total de 60 expositores, sendo 15 expondo pela primeira vez, a feira trouxe as principais novidades e tendências em produtos para vídeo, displays de alta definição, LED, vídeo mapping e ainda tendências em áudio e automação residencial. O público estimado foi de 3.500* pessoas.

“A feira deste ano foi um sucesso. Tivemos muito conteúdo novo e tecnologias de ponta, além de summits e congressos com ótimos conteúdos. Estamos confiantes que a próxima edição será outro sucesso, pois acreditamos no crescimento do setor no Brasil”, destaca Victor Alarcón, Project Manager da TecnoMultimídia InfoComm. Nelson Baumgratz, Country Manager da AVIXA, The Audiovisual and Integrated Experience Association, concorda e afirma que “houve um interesse muito grande de empresas e expositores por estarem na feira em 2019”.

Tendências

De acordo com o estudo IOTA 2017, o market share do mercado de displays da América do Norte subiu de 3,3% para 3,9% de 2014 para 2016. A previsão é que movimente US$ 5,3 bilhões nos próximos anos nas Américas, chegando a ocupar 8,4% do mercado de AV, sendo especialmente utilizados em varejo, para apresentação de produtos, menus de restaurantes ou quiosques e para eventos esportivos. “Basta passear pela feira para notar a presença constante de videowalls e displays de alta resolução, uma das principais tendências para os próximos anos, que provavelmente vai modificar o mercado de projeção”, explica Baumgratz.

Cobertura da imprensa

Este ano, 46 jornalistas compareceram ao evento e puderam conferir as novidades dos expositores, como o AudioCast AC-1, voltado para reprodução de música sem fio, trazido pela AAT, os displays interativos de experiência multitouch 4K da Leyard Planar e a linha completa de projetores de alta potência da Epson, entre muitas outras novidades. Além disso, os jornalistas puderam conferir o projeto de experiência imersiva Infinity Room, do artista Rafik Anadol, um dos mais respeitáveis designers criativos da atualidade.

Aprendizagem e conhecimento

Durante os três dias da TecnoMultimídia InfoComm, houve uma extensa programação de summits e programas de formação profissional. Um dos destaques foi a palestra de Hans Donner, no Digital Signage Summit, intitulada “O Tempo na Mídia”, na qual ele destacou suas experiências de vida, relacionando-as à história da Rede Globo, além de explicar alguns aspectos da mudança na forma como a sociedade encara a passagem do tempo.

Já durante o Congresso Habitar, evento que reúne as principais vertentes da automação residencial e predial, os destaques foram as apresentações do Google, IBM e AURESIDE sobre casas conectadas, ressaltando como a Internet das coisas impactará os lares no futuro.

Os summits e o Programa de Formação Profissional da AVIXA reuniram em torno de 1.479 participantes durante toda a feira. Além do Congresso Habitar e do Digital Signage Summit, foram apresentadas palestras, treinamentos e discussões no Live Events Summit, voltado à tecnologia para eventos, no Led Training, o primeiro congresso técnico do ramo de LED realizado no Brasil, no Control Room Summit, voltado a especialistas em salas de controle, no Education Technology Summit, que abordou as tendências tecnológicas aplicadas à educação, e também, no Programa de Formação Profissional da Avixa, que ofereceu treinamento técnico com empresas e instituições para abordar temas como infraestrutura AV para diversas áreas.

O Country Manager da Avixa, associação responsável por realizar o programa educacional da feira deste ano, reforça a importância dos summits, congressos e formação profissional realizados. “Esses treinamentos são fundamentais para o profissional conhecer as principais tendências do mercado. Em 2019 pretendemos ampliar nossa participação e auxiliar os participantes com nosso programa de formação”, completa Nelson Baumgratz.

Danielle Andrada, diretora da Eduinfo e uma das palestrantes do Education Technology Summit, falou sobre a importância destas atividades para o mercado. “Participar deste tipo de evento é fundamental para divulgar a necessidade da tecnologia dentro das salas de aula e melhorar a educação no país. Estudos mostram que o rendimento dos alunos melhora em torno de 50% com a utilização de conteúdo digital, por isso é tão importante divulgarmos esse tema”, diz.

Experiência e negócios

Vários participantes da TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018 – tanto estreantes como empresas que já expuseram em anos anteriores, visitantes e palestrantes – elogiaram a organização da feira.

“Tivemos uma ótima experiência durante toda a feira, com acesso a muitos novos clientes, que aproveitaram a oportunidade para fechar negócios. Um dos destaques de nosso estande foram os lifts para projetores. Com certeza participaremos da próxima edição da feira”, Felipe Ribeiro, Diretor Comercial da AV Group.

“A TecnoMultimídia InfoComm foi uma boa experiência para expandirmos e fortificarmos nossa marca. Tivemos a oportunidade de apresentar ao mercado os monitores TWS e telas multitouch de 32 pontos de 4K. Com os resultados que tivemos, pretendemos estar aqui novamente no próximo ano”, Antonio MacDowell, responsável pela área de vendas da Leyard.

“A feira teve um bom público e conquistamos excelentes parceiros, apostamos que no próximo ano será ainda melhor. Apresentamos em 2018 marcas como Radius e LG Business Solutions”, Paulo Sene, Gerente Comercial da AGIS.

TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019

No próximo ano, a sexta edição da TecnoMultimídia InfoComm Brasil acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de abril. Para mais informações sobre todas as edições do evento, acesse: http://www.tecnomultimidia.com.br/

* Diferente da edição 2017, em 2018 não foram incluídos na soma final os números de visitantes da Feira ExpoSec, que acontece no pavilhão ao lado e tem livre acesso à TecnoMultimídia InfoComm.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.