book_icon

Furukawa apresenta novidades para redes FTTH em evento de provedores

Soluções para redes ópticas FTTH (fibra até a casa do assinante) serão o destaque da Furukawa no Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – ABRINT 2018, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que nesta edição completa dez anos, deverá receber mais de 6 mil visitantes e reunir provedores de serviços de todo o Brasil.

Uma das novidades que a Furukawa vai apresentar em seu estande é a caixa de terminação óptica (CTO) Inline para redes de acesso conectorizadas. “A instalação de caixas de acesso nos postes já saturados das distribuidoras de energia elétrica hoje é um fator que dificulta a aprovação e implantação de projetos de redes FTTH pelos provedores”, afirma Rodrigo Arenales Arantes, da área de Engenharia de Aplicações da Furukawa. “Por isso, desenvolvemos esta solução que permite instalar a caixa de acesso fora do poste, sob a cordoalha no vão entre postes”, acrescenta.

Com duas entradas e quatro derivações para cabos de 6 a 15 mm, a nova caixa de acesso FK-CTO-16MI (Inline) possui sistema de trava única e bandeja basculante articulada na vertical – o que facilita o trabalho do técnico. “É uma solução fácil de instalar, de manuseio simples e ativação rápida”, ressalta Arenales.

Para os provedores interessados em investir na construção de redes FTTH, a Furukawa apresenta na ABRINT 2018 suas soluções pré-conectorizadas, que dão mais flexibilidade e agilidade tanto à instalação como à expansão dessa infraestrutura. Uma delas é a solução EZ! Lux FTTH, destinada a provedores que querem construir suas redes com baixo investimento inicial porém com flexibilidade para crescer rapidamente, acompanhando o aumento da demanda do mercado (no conceito de pay as you grow).

“Essa solução permite investir 70% menos do que seria gasto na construção total de uma rede FTTH convencional e ir expandindo na medida em que novos assinantes solicitam serviços ao provedor”, explica Arenales. Para isso, a caixa de distribuição – modelo FK-CTOP-16P – possui saídas pré-conectorizadas, que ficam disponíveis externamente, facilitando futuras expansões. Além dela, a solução EZ! Lux FTTH inclui a caixa de terminação CTOP-L8, com entradas e saídas também pré-conectorizadas, e um novo cabo especial pré-conectorizado de diâmetro reduzido (3mm), autossuportado para vãos de até 80 metros, extremamente flexível e de alta resistência à abrasão. “A pré-conectorização simplifica e agiliza a instalação em campo, uma vez que basta encaixar o cabo nos adaptadores que estão na parte externa da caixa”, afirma o engenheiro da Furukawa.

Os produtos que compõem a solução EZ! Lux FTTH também estão disponíveis em outra opção de solução pré-conectorizada apresentada pela Furukawa, que utiliza o conceito de projeto com splitters desbalanceados e instalação sequencial das caixas de acesso (CTOP-L8) “Nesse caso, o objetivo é oferecer agilidade aos provedores que querem construir a rede toda de uma vez. Com esta solução FTTH, é possível construir uma rede óptica na metade do tempo e ainda economizar até 40% nos custos de serviço”, conclui Arenales.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.