book_icon

No mundo, 85% das empresas correm para se adequar ao GDPR até sexta-feira

Pesquisa da Capgemini revela ainda que 39% dos consumidores aumentaram seus gastos em até 24% nas transações com empresas que já estão protegendo seus dados pessoais, em cumprimento a regulamentação da União Europeia
No mundo, 85% das empresas correm para se adequar  ao GDPR até sexta-feira

Paris, 23 de maio de 2018 – Com a GDPR (General Data Protection Regulation, em tradução Regulamento Geral de Proteção de Dados) entrando em vigor em toda a União Europeia nesta sexta-feira, dia 25 de maio, pesquisa revela que 85% das empresas na Europa e nos Estados Unidos ainda não estavam prontas no final de abril para o cumprimento da regulamentação. Além disso, algo como 25% das companhias não estarão totalmente em conformidade até o final deste ano, conforme aponta o estudo “Seizing the GDPR Advantage: From mandate to high-value opportunity (em livre tradução: “Tirando Proveito do GDPR: Do atendimento às normas às oportunidades de alto valor”). Dados da pesquisa do Instituto de Transformação Digital da Capgemini que entrevistou mil executivos e 6 mil consumidores em oito mercados, com o objetivo de explorar intenções, o nível de preparo e as oportunidades trazidas pelas novas regras.

Corrida contra o relógio do GDPR
Com o prazo final de 25 de maio se aproximando rapidamente, há um panorama misto em toda a Europa quando se trata de nível de preparo. As empresas britânicas, por exemplo, são as mais avançadas, apesar de apenas 55% delas terem informado que estão em grande parte ou totalmente compatíveis. Companhias da Espanha (54%), Alemanha (51%) e Holanda (51%) vem logo atrás, com a Suécia se apresentando como o mercado mais atrasado, com apenas 33% das organizações daquele país em grande parte ou totalmente em conformidade.

A pesquisa sugere que algumas organizações podem estar subestimando as oportunidades de negócios abertas pelo GDPR. Quase um terço das empresas (31%) está se concentrando na conformidade e relata que o foco de seu programa é tão somente cumprir com as normas, no lugar de se dedicar a obter vantagens competitivas por meio da adequação. Além disso, embora as companhias sem conformidade enfrentem multas de até 4% com base em suas receitas anuais, quase 19% delas afirmou garantir que estar preparadas não é uma prioridade para a organização.

Oportunidade perdida para atingir outros patamares
A pesquisa sugere que as empresas que se anteciparam e investiram na conformidade e transparência de dados com os consumidores prevista na GDPR estão começando a colher frutos. Dentre os consumidores que já estão convencidos de que determinada organização protege seus dados pessoais, 39% compraram mais produtos e, consequentemente, aumentaram seu ticket. Esse aumento é substancial, com os clientes gastando até 24% mais. Além disso, 40% deles passaram a realizar transações com mais frequência com esta organização segura, seja de modo esporádico ou regularmente. No entanto, os benefícios vão além dos gastos: 49% disseram compartilhar experiências positivas com amigos e familiares, reforçando a reputação da empresa entre consumidores em potencial.

Indivíduos empoderados
O GDPR também está “empoderando” os consumidores em relação aos próprios dados. Em toda a Europa, 57% das pessoas afirmaram que tomarão medidas contra uma organização se souberem que ela não está protegendo adequadamente seus dados pessoais. Destes, mais de 70% passarão a reduzir seus gastos (71%), deixarão de fazer negócios com ela (71%) e/ou compartilharão as experiências negativas com familiares e amigos (73%).

Para ajudar a contrabalançar esta tendência, o relatório destaca que as empresas precisam ter certeza de que conhecem o nível de confiança que seus clientes depositam nelas. Neste momento, no entanto, não é o que acontece: quase três quartos (71%) dos executivos acreditam que os consumidores não tomarão nenhuma ação significativa, tais como remover seus dados da base da companhia. Além disso, oito em cada dez disseram que os clientes confiam em sua organização em relação aos quesitos de privacidade e segurança dos dados, entretanto apenas 52% dos consumidores concordam com essa premissa. Essa percepção equivocada significa que as companhias estão perdendo os potenciais benefícios significativos anteriormente destacados e que apenas 11% estão concentrando seus esforços de conformidade com o GDPR nas necessidades dos clientes.

“Os executivos têm agora uma grande chance de usar o GDPR para criar uma estratégia de privacidade que faça do cliente o protagonista. Essa oportunidade de negócios é significativa”, afirmou Willem de Paepe, líder global de GDPR na Capgemini. “Além de ganhar a confiança do consumidor e aumentar suas compras, saber exatamente quais dados são mantidos permite que as empresas usem análises com mais eficácia e melhorem as operações. As companhias também saberão quais arquivos devem excluir, liberando valioso espaço de armazenamento e reduzindo algo nos $3.3 trillion que custarão a elas o gerenciamento de dados globais até 2020”.

Uma cópia do relatório pode ser baixada aqui.

Metodologia da Pesquisa
Os resultados deste relatório derivam de dois grupos: pessoas físicas e executivos de grandes empresas. O Instituto de Transformação Digital (DTI) da Capgemini entrevistou mil executivos de organizações com receita de mais de US$ 1 bilhão em oito países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suécia. Além disso, o DTI falou com 6 mil consumidores (com 18 anos ou mais) em sete mercados europeus que estão sob jurisdição do GDPR: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suécia

A pesquisa foi conduzida entre março e abril de 2018.

Sobre a Capgemini
Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2017, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 12,8 bilhões de euros. Visite-nos em https://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.

Sobre o Instituto de Transformação Digital da Capgemini
O Instituto de Transformação Digital é uma think-tank interna da Capgemini, dedicada a todos temas digitais. O Instituto publica pesquisas sobre o impacto das tecnologias digitais em grandes empresas tradicionais. A equipe se baseia na rede mundial de especialistas da Capgemini e trabalha em estreita colaboração com parceiros acadêmicos e tecnológicos. O Instituto conta, ainda, com centros de pesquisa dedicados nos Estados Unidos, na Índia e no Reino Unido. Você pode entrar em contato com o Instituto em [email protected].

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.