O valor potencial de Realidade Aumentada não é mais um segredo. Numerosos relatórios de analistas da indústria têm previsto um enorme crescimento para este mercado, principalmente por causa da crescente capacidade da RA de transformar fundamentalmente a maneira como as pessoas interagem com os mundos físico e digital. O crescimento de coisas conectadas e conteúdo digital, juntamente com o amadurecimento do hardware de RA, está alimentando o surgimento de experiências cada vez mais poderosas. As projeções dos analistas para o crescimento do mercado de RA variam, no entanto. Por exemplo, relatórios da Digi-Capital, da ABI Research e da Markets and Markets estimaram que o mercado atingirá entre US $ 24 e US $ 83 bilhões até 2021.
A pesquisa State of Industrial Augmented Reality da PTC levou estes números em consideração, juntamente com a sua própria pesquisa, e fez uma análise dos relatórios de mercado disponíveis e as percepções obtidas das conversas com milhares de empresas que testaram e implementaram RA. Com base nessa vasta quantidade de dados, a PTC estima que o gasto total com RA, incluindo hardware, software, e-Commerce, jogos e publicidade, crescerá atingindo US$ 63 bilhões até 2021.
Enquanto a RA irá desfrutar de um crescimento constante de receita, a PTC acredita que 2018 servirá como um ponto de inflexão para um aumento ainda maior do crescimento. Com isso, haverá um aumento significativo nas remessas de hardware, inicialmente impulsionadas por smartphones habilitados para RA, com os óculos inteligentes gerando uma parcela cada vez maior.
A empresa acredita que o mercado de hardware, por si só, continuará a amadurecer e crescer. Além disso, a pesquisa mostra que um grande número de implementações de pequenos pilotos fará a transição para ambientes de produção, uma vez que continuam a fornecer indicadores de desempenho positivos, alimentando ainda mais o crescimento do mercado.
Para permitir estas expectativas de mercado, a PTC considera tanto os investidores de capital de risco (VC) como as empresas, priorizando os avanços das tecnologias subjacentes relevantes. A maturação de tecnologias como câmeras com sensor de profundidade, mapeamento do ambiente físico e sistemas de baterias são fundamentais, pois a corrida continua a se aquecer para a primeira peça pronta para produção em massa de óculos de RA.
Em última análise, o poder da RA está apenas emergindo. Aplicativos de consumo populares, como Pokémon Go e Snapchat, com seu recurso Geofilter, moveram a RA para frente e para o centro em consciência pública e estão levando o crescimento futuro. De fato, relatórios da indústria estimam que em 2021 mais de 100 milhões de consumidores comprarão RA.
À medida que o software e hardware de RA continuam a amadurecer, vemos mais exemplos do notável potencial desta tecnologia para transformar a maneira como a informação digital pode ser entregue as pessoas de uma forma mais natural, poderosa e eficiente.
Indústrias e a Realidade Aumentada
De acordo com dados da PTC, os fabricantes de produtos industriais (21%), automotivos (11%), aeroespacial e defesa (8%) estão liderando a adoção da RA, e um grande número de provedores de serviços de software emergiu para suportar essa demanda. Já existem exemplos emergindo em uma dúzia de diferentes tipos de indústrias, demonstrando a aplicabilidade horizontal desta tecnologia.
Curiosamente, as indústrias fortemente impactadas pelas iniciativas de transformação digital e da Internet das Coisas (IoT) estão liderando a adoção da RA. Uma das principais razões é a capacidade da RA de servir como uma instrução avançada e ferramenta de orientação. Em setores que incluem processos muito complexos com centenas ou milhares de peças, configurações e procedimentos – onde pequenos erros ou desvios podem incorrer em custos substanciais ou causar sérios danos – essa capacidade pode fazer uma diferença significativa.
Combinando os recursos de instrução avançados da RA com a capacidade de visualizar dados, em tempo real, de máquinas conectadas e outros sistemas, técnicos e operadores podem reparar e manter máquinas com maior segurança, eficiência e custo-benefício. Muitos pioneiros em indústrias que envolvem processos complexos e de alta intensidade de capital, como produtos industriais, automotivos, eletrônicos, alta tecnologia, aeroespacial e defesa, estão apostando na RA para ajudá-los a obter benefícios como esses.
Onde a RA é usada
O poder da tecnologia de RA para visualizar, instruir, orientar e melhorar as interações com as coisas físicas por meio de informações digitais está ajudando a reestruturar as atividades comerciais tradicionais, desde o design e a fabricação do produto até o serviço pós-venda.
Os dados da PTC mostram que há uma série de funções na empresa que já estão explorando a ampla aplicabilidade da RA para gerar valor. Dos respondentes da pesquisa, eles eram das seguintes funções: 19% de serviço, 18% de fabricação, 17% de design e 17% de vendas e marketing. Além disso, 14% eram operadores, seguidos por 13% que estavam em treinamento.
Como mencionado anteriormente, a RA pode servir como uma ferramenta avançada para fornecer informações em tempo real. Capacidades de RA semelhantes podem ser aplicadas a tarefas de montagem de fabricação, onde pequenos erros podem levar a um tempo de inatividade dispendioso. Aqui a capacidade de RA para fornecer monitoramento em tempo real e aumentar a eficácia geral do equipamento é vital.
A RA amplia a eficácia das tecnologias de IoT que podem detectar e diagnosticar problemas antes que eles ocorram, fornecendo visibilidade para esses problemas, adicionando assim mais valor por meio de tarefas acionáveis. Equipando técnicos e operadores com RA, as empresas podem garantir que quaisquer problemas identificados sejam resolvidos corretamente pela primeira vez de forma eficiente e econômica.
A próxima área na empresa que está se beneficiando da RA é o design. Essa tecnologia pode alterar a própria definição de produtos, ampliando suas capacidades e transformando a forma como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor. Por exemplo, a pesquisa indica que a Lego adicionou um novo campo de jogo digital ao seu jogo virtual medieval de fantasia Nexo Knights, que permite aos jogadores aumentarem o conteúdo diretamente em suas figuras.
Na indústria automotiva, os fabricantes de automóveis aprimoraram a experiência de seus clientes ao adicionar monitores dedicados aos veículos, permitindo que os motoristas interajam de forma mais intuitiva com os sistemas de informações digitais de seus carros. As empresas que estão explorando o potencial da RA estão fazendo isso em várias áreas de função e em várias disciplinas. Os dados mostram que as organizações estão testando a RA em uma média de duas funções separadas, com uma média de 4,7 aplicativos em toda a empresa.
A execução deste nível de experiências da RA em toda a empresa requer uma estratégia de conteúdo escalonável. Embora o nível de investimento no conteúdo requerido dependa do tipo de aplicação e dos casos de uso visados, o desenvolvimento de conteúdo específico para cada experiência de RA exigirá investimentos maciços em tempo e recursos, e, finalmente, revelar-se insustentável para adoção generalizada.
Para resolver esses problemas de escalabilidade, as organizações precisarão reaproveitar seu conteúdo digital existente – incluindo modelos de CAD (computer-aided design), informações de serviço técnico e dados de IoT em tempo real – para servir como base das experiências de RA. Para muitas iniciativas de transformação digital existentes o gerenciamento do ciclo de vida do produto e a IoT, podem servir como uma fonte para fornecer a base crítica do conteúdo necessário para as experiências de RA. A pesquisa também indica que a alavancagem de uma plataforma de autoria RA permite que as empresas desenvolvam e implementem rapidamente múltiplas experiências de RA e casos de uso ao longo do tempo.
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