O Google e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) firmaram uma nova parceria para ajudar na digitalização e no impulsionamento dos negócios de pequenas e médias empresas de Turismo no Brasil. A iniciativa prevê a capacitação de empreendedores para identificar tendências do mercado usando ferramentas do Google para 35 mil PMEs do segmento. O anúncio foi feito durante o Google For Brasil, realizado em São Paulo.
Os treinamentos serão ministrados por especialistas do Google, e contará com o apoio da Embratur Lab, frente de inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O objetivo é facilitar a digitalização de PMEs do setor – com foco em empresas que atuam com atrações locais, como parques aquáticos, museus e passeios –, por meio de orientações para que elas possam gerenciar a sua presença digital e expandir seus negócios por meio da Internet.
Os cursos vão ensinar, por exemplo, como manter atualizadas as informações no Perfil da Empresa (que é o painel que aparece sempre que alguém pesquisa por um serviço, experiência ou estabelecimento na Busca e no Google Maps), incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços. Essas empresas também serão treinadas para monitorar tendências de pesquisa de viagens com base em dados do Google, orientando os negócios a focar sua estratégia com base no que as pessoas estão, de fato, procurando naquela região.
Além disso, o Google também anunciou que irá apoiar a Embratur na promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts. A parceria envolve o compartilhamento de boas práticas para a produção de vídeos curtos desses destinos, começando por Rio de Janeiro-RJ e Florianópolis-SC, disponíveis no canal do YouTube do Visit Brasil.
“Quando falamos de digitalização, ela vai muito além do e-commerce. O turismo brasileiro, por exemplo, é o 11º maior mercado do mundo e corresponde a 7,8% do PIB nacional, segundo o próprio Ministério do Turismo. Por isso, aqui no Google, temos trabalhado em novas parcerias e soluções que possam ajudar esse setor crescer ainda mais e usar todo seu potencial por meio do digital”, explica Newton Neto, diretor de Parcerias do Google para a América Latina.
“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas. E, hoje, toda esta demanda de consumo de viagens está na Internet: lá nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos. Esta parceria com o Google, que já tem todas as ferramentas e a expertise do digital, é essencial para o turismo brasileiro”, comenta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Serviço
www.google.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo