book_icon

Google e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo

A iniciativa prevê a capacitação de empreendedores para identificar tendências do mercado usando ferramentas do Google para 35 mil PMEs do segmento

Google e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo

O Google e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) firmaram uma nova parceria para ajudar na digitalização e no impulsionamento dos negócios de pequenas e médias empresas de Turismo no Brasil. A iniciativa prevê a capacitação de empreendedores para identificar tendências do mercado usando ferramentas do Google para 35 mil PMEs do segmento. O anúncio foi feito durante o Google For Brasil, realizado em São Paulo.

Os treinamentos serão ministrados por especialistas do Google, e contará com o apoio da Embratur Lab, frente de inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O objetivo é facilitar a digitalização de PMEs do setor – com foco em empresas que atuam com atrações locais, como parques aquáticos, museus e passeios –, por meio de orientações para que elas possam gerenciar a sua presença digital e expandir seus negócios por meio da Internet.

Quando falamos de digitalização, ela vai muito além do e-commerce. O turismo brasileiro, por exemplo, é o 11º maior mercado do mundo e corresponde a 7,8% do PIB nacional

Os cursos vão ensinar, por exemplo, como manter atualizadas as informações no Perfil da Empresa (que é o painel que aparece sempre que alguém pesquisa por um serviço, experiência ou estabelecimento na Busca e no Google Maps), incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços. Essas empresas também serão treinadas para monitorar tendências de pesquisa de viagens com base em dados do Google, orientando os negócios a focar sua estratégia com base no que as pessoas estão, de fato, procurando naquela região.

Além disso, o Google também anunciou que irá apoiar a Embratur na promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts. A parceria envolve o compartilhamento de boas práticas para a produção de vídeos curtos desses destinos, começando por Rio de Janeiro-RJ e Florianópolis-SC, disponíveis no canal do YouTube do Visit Brasil.

“Quando falamos de digitalização, ela vai muito além do e-commerce. O turismo brasileiro, por exemplo, é o 11º maior mercado do mundo e corresponde a 7,8% do PIB nacional, segundo o próprio Ministério do Turismo. Por isso, aqui no Google, temos trabalhado em novas parcerias e soluções que possam ajudar esse setor crescer ainda mais e usar todo seu potencial por meio do digital”, explica Newton Neto, diretor de Parcerias do Google para a América Latina.

“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas. E, hoje, toda esta demanda de consumo de viagens está na Internet: lá nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos. Esta parceria com o Google, que já tem todas as ferramentas e a expertise do digital, é essencial para o turismo brasileiro”, comenta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Serviço
www.google.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.