![Google e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2019/07/app-turismo-1024x595.jpg)
O Google e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) firmaram uma nova parceria para ajudar na digitalização e no impulsionamento dos negócios de pequenas e médias empresas de Turismo no Brasil. A iniciativa prevê a capacitação de empreendedores para identificar tendências do mercado usando ferramentas do Google para 35 mil PMEs do segmento. O anúncio foi feito durante o Google For Brasil, realizado em São Paulo.
Os treinamentos serão ministrados por especialistas do Google, e contará com o apoio da Embratur Lab, frente de inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O objetivo é facilitar a digitalização de PMEs do setor – com foco em empresas que atuam com atrações locais, como parques aquáticos, museus e passeios –, por meio de orientações para que elas possam gerenciar a sua presença digital e expandir seus negócios por meio da Internet.
Os cursos vão ensinar, por exemplo, como manter atualizadas as informações no Perfil da Empresa (que é o painel que aparece sempre que alguém pesquisa por um serviço, experiência ou estabelecimento na Busca e no Google Maps), incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços. Essas empresas também serão treinadas para monitorar tendências de pesquisa de viagens com base em dados do Google, orientando os negócios a focar sua estratégia com base no que as pessoas estão, de fato, procurando naquela região.
Além disso, o Google também anunciou que irá apoiar a Embratur na promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts. A parceria envolve o compartilhamento de boas práticas para a produção de vídeos curtos desses destinos, começando por Rio de Janeiro-RJ e Florianópolis-SC, disponíveis no canal do YouTube do Visit Brasil.
“Quando falamos de digitalização, ela vai muito além do e-commerce. O turismo brasileiro, por exemplo, é o 11º maior mercado do mundo e corresponde a 7,8% do PIB nacional, segundo o próprio Ministério do Turismo. Por isso, aqui no Google, temos trabalhado em novas parcerias e soluções que possam ajudar esse setor crescer ainda mais e usar todo seu potencial por meio do digital”, explica Newton Neto, diretor de Parcerias do Google para a América Latina.
“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas. E, hoje, toda esta demanda de consumo de viagens está na Internet: lá nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos. Esta parceria com o Google, que já tem todas as ferramentas e a expertise do digital, é essencial para o turismo brasileiro”, comenta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Serviço
www.google.com
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo