book_icon

Fujitsu e Inria firmam parceira para co-criação de projetos com Inteligência Artificial na França

Parceria desenvolve um programa de pesquisa focado em processamento de IA e Big Data, com o objetivo de impulsionar a inovação digital na França

São Paulo, abril de 2018 – A Fujitsu, líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), iniciou um programa de pesquisa e co-criação de longo prazo com o Instituto Nacional Francês de Pesquisa em Ciência da Computação e Automação (Inria). Um ano após firmar a parceria, as organizações, anunciam formalmente colaboração ainda mais próxima para reforçar o compromisso da Fujitsu em impulsionar a inovação digital na França.
O novo programa combina o conhecimento da Inria em pesquisa e desenvolvimento com foco em Intel, com a tecnologia da Fujitsu. No projeto, um time de engenheiros da Fujitsu alocados no Japão, passa a trabalhar com a equipe da Inria com foco no desenvolvimento de novas técnicas de Inteligência Artificial (IA) e de operações de máquinas. A IA será utilizada na interpretação de dados de IoT e para gerar insights aos clientes. As soluções criadas por meio dessa colaboração serão integradas na plataforma de Inteligência Artificial da Fujitsu, Zinrai, e no software da Inria.
A fim de co-criar novas soluções inteligentes centradas no ser humano na comunidade digital da França, a Fujitsu também anunciou em Março de 2017, uma iniciativa de investimento em torno de 50 milhões de euros. A iniciativa baseia-se na colaboração com o governo francês, instituições de ensino superior e pesquisa, bem como startups, e visa o desenvolvimento de novos serviços/tecnologias.

De acordo com Axel Mery, CTO da Fujitsu da França, o objetivo do projeto é melhorar o atendimento das necessidades reais dos clientes, a partir das tecnologias existentes: “Aproveitamos o forte ecossistema de tecnologia de Inteligência Artificial na França, com sua especialização em machine learning, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para nossos clientes. Ao combinar nossas respectivas áreas de especialização em uma abordagem de co-criação, pretendemos melhorar a tecnologia disponível para atender às necessidades dos clientes atuais”, completa.

Ainda segundo Mery, desde o início desses investimentos, conhecidos como Fujitsu CoE, a Fujitsu colaborou, de maneira eficiente, com aproximadamente um terço das startups locais incubadas. Iniciou, além disso,mais de 30 projetos locais com empresas francesas e mais de dez projetos europeus baseados em IA, com ênfase no desenvolvimento de soluções dedicado aos setores de varejo e manufatura.
Para o diretor de pesquisa da Inria, Frédéric Chazal, a colaboração com a Fujitsu é uma oportunidade de unir conhecimentos para alcançar resultados reais: “A Inria é bem conhecida na França e internacionalmente por seu trabalho nas áreas de Inteligência Artificial, estatística e aprendizado de máquina. Nossa colaboração com um grande player global de TI, como a Fujitsu, é uma oportunidade única para que nossas equipes de pesquisa combinem seus conhecimentos teóricos com o conhecimento adquirido em casos de uso real e dados do setor”, finaliza.

Sobre a Fujitsu EMEIA
A Fujitsu promove uma Sociedade Inteligente Centrada no Homem, em que a inovação é impulsionada pela integração de pessoas, informação e infraestrutura. Na região da Europa, Oriente Médio, Índia e África (EMEIA), nossa força de trabalho de 28.000 pessoas está comprometida com a co-criação digital, combinando expertise empresarial com tecnologia digital e criando novo valor com parceiros e clientes do ecossistema. Nós permitimos que nossos clientes se transformem digitalmente com serviços de tecnologia conectados, focados em Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e a Nuvem – tudo apoiado pela Segurança. Para mais informações, visite http://www.fujitsu.com/fts/about/

Sobre a Fujitsu
A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. Aproximadamente 155 mil colaboradores da Fujitsu prestam suporte a clientes em mais de 100 países. Utilizamos a nossa experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com os nossos clientes. A Fujitsu Limited (TSE: 6702) divulgou receita consolidada de 4,5 trilhões de ienes (US $ 40 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2017. Para mais informações, acesse: http://www.fujitsu.com

Informações para imprensa Fujitsu do Brasil:
RMA Comunicação
Aline Vieira | aline.vieira@agenciarma.com.br | Tel.: (11) 2244-5920
Adriana Leme | adriana.leme@rmacomunicacao.com.br | Tel.: (11) 2244-5934
Viviane Lima | viviane.lima@agenciarma.com.br | Tel.: (11) 2244-5952

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento