book_icon

Inovação no Direito: Plataforma que facilita a rotina de advogados nasceu da necessidade do dia a dia

Da união de dois colegas de trabalho surge uma solução inovadora que vem tornando a prática do direito mais tecnológica e simples

De onde surge uma boa ideia? Seja em um bate-papo no cafezinho, no desenvolvimento de uma solução necessária ou na união de habilidades, o fato é que analisar o presente e vislumbrar um futuro mais prático e moderno é um dos caminhos que levam mentes criativas a enveredarem pelo caminho do empreendedorismo e foi assim que aconteceu com Renan Oliveira e Átila Abella, dois advogados do Rio Grande do Sul que, unindo a habilidade de um com tecnologia e a experiência e os conhecimentos profundos do outro em direito previdenciário, criaram a plataforma Previdenciarista, site de consultoria especializado em Direito Previdenciário para advogados.

Com mais de 1.900 modelos de petições previdenciárias práticas e objetivas, usadas em casos com clientes reais que ganharam processos, a plataforma está no ar desde 2013 e, desde então, soma mais de 2 milhões de visitas e 5 milhões de visualizações de páginas.

“Hoje, ao invés de ajudarmos milhares de trabalhadores e aposentados diretamente em assessoria e judicialização de questões previdenciárias, ajudamos outros milhões de trabalhadores e aposentados por meio de seus advogados que, com o apoio do nosso material, entregam um trabalho eficiente e de qualidade”, afirma Renan Oliveira, um dos cofundadores do site.

A história

Renan começou a programar na adolescência. Apesar de sua habilidade com TI, ainda em dúvida de qual caminho seguir, entrou na faculdade de direito e de economia, até que em determinado momento decidiu-se pela área jurídica e seguiu carreira profissional e acadêmica na área.

Filho de oficial de justiça, Átila viveu de perto os bastidores do direito desde a infância. A opção pela carreira se tornou natural e, após cursar Direito na Universidade Franciscana de Santa Maria, foi admitido como estagiário no escritório “Jobim Advogados Associados”, da qual se tornou sócio. Construiu sua carreira atuando como especialista em direito previdenciário e ao conhecer Renan, desenvolveu a ideia do negócio no qual hoje são sócios.

“A ideia do Previdenciarista partiu do Renan e ocorreu num dia corriqueiro de trabalho. Precisávamos organizar nosso acervo e também difundir teses e conhecimentos. Temos a consciência que uma tese isolada pode não ser ouvida, mas quando utilizada por uma multidão de advogados ganha muita força e representatividade. Assim, após publicar as peças inaugurais no site, Renan seguiu trabalhando aprimorando as ferramentas e a programação do nosso portal, enquanto eu busquei aprimorar conhecimentos com muitos estudos promovidos pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, a qual hoje tenho a honra de integrar como diretor adjunto em minha região. Dessa forma, o site se tornou o que é, referência em nosso segmento”, diz Átila.

“Hoje, o site reúne um time de juristas que buscam, diariamente, aprimorar conhecimentos, reunir as melhores teses jurídicas na Defesa dos Direitos Sociais, buscando sempre dividir conhecimento e proporcionar aos Advogados Previdenciaristas ferramentas que auxiliem no desenvolvimento da advocacia prática, eficiente e de qualidade. Essa é forma que encontramos de tornar o nosso trabalho mais efetivo, amplo e contemporâneo. O direito do futuro”, finaliza Átila.

Sobre o Previdenciarista

O Previdenciarista (previdenciarista.com) é um site de consultoria especializado em Direito Previdenciário para advogados. Com mais de 1.900 modelos de petições previdenciárias práticas e objetivas, usadas em casos reais e com clientes reais que ganharam processos, a plataforma está no ar desde 2013 e foi desenvolvida a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores; Renan Oliveira e Átila Abella. Em 2017 o site obteve mais de 2 milhões de visitas e cerca de 5 milhões de visualizações de páginas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.