A Furukawa Electric LatAm fechou o ano fiscal de 2017 (encerrado em março) com uma receita líquida de R$ 901 milhões – valor que representa um crescimento de 16% em relação ao exercício anterior. Para 2018, a previsão é de novo aumento na receita – da ordem de 17% – e de investimentos que deverão atingir R$ 43 milhões, em todas as unidades da empresa.
Os bons resultados financeiros são fruto, entre outros fatores, da estratégia adotada há um ano visando fortalecer e expandir a marca Furukawa Electric LatAm no cenário global. “Nesse primeiro ano, conseguimos tornar a marca mais forte no Brasil e nos demais países onde a empresa atua”, avalia Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Electric LatAm e vice-presidente corporativo sênior do grupo Furukawa Electric.
Com isso, as exportações cresceram 3% em 2017 e novos países – especialmente do Sudeste Asiático e do Norte da África – passaram a fazer parte do mercado da empresa. “Essa expansão motivou a ampliação da nossa linha de produtos, por meio de parcerias estratégicas como a firmada no início deste ano com a Intracom Telecom”, afirma Foad. O principal objetivo desse acordo é a união de competências para a oferta de soluções híbridas, integrando as tecnologias de fibra óptica e sem fio (rádio), com foco em aplicações como Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0 e redes 5G.
“A Furukawa aposta em soluções híbridas para atender às demandas de todos os mercados, das grandes operadoras e provedores de serviços de internet às empresas que estão aderindo ao conceito de Indústria 4.0, que é a quarta onda da Revolução Industrial”, enfatiza Foad Shaikhzadeh. Para esse segmento do mercado, a empresa está anunciando uma nova linha de produtos, chamada FIS – Furukawa Industrial System, que deverá estar disponível no país no segundo semestre deste ano.
Nova fábrica de conectividade
A Furukawa também está inaugurando uma fábrica de conectividade e um novo centro de distribuição, ambos em Curitiba. Segundo Foad, a nova fábrica deverá atender às necessidades do segmento de datacenters, que demanda produtos customizados e prazos cada vez mais curtos, e dos provedores de internet (ISPs). Já o centro de distribuição tem o objetivo de atender ao crescimento da modalidade de e-commerce da empresa. “A intenção é dar mais agilidade às entregas e oferecer um ambiente adequado para o manuseio dos milhares de itens comercializados via internet”, explica.
Para enfrentar o aumento da demanda por fibra óptica – que continua crescendo no Brasil e em toda a América Latina -, a Furukawa está anunciando investimentos na expansão de sua linha de cabos ópticos e também na produção de fibra. “A construção de redes 5G, por exemplo, vai demandar fibra óptica para o fronthaul e o backhaul”, diz Foad Shaikhzadeh. “Por isso, vamos ampliar em 20% a capacidade de produção de fibra óptica de nossa fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo”, revela.
Essa ampliação está incluída no investimento de R$ 43 milhões previsto para este ano – que também deverá beneficiar as unidades da Furukawa na Argentina e na Colômbia.
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