book_icon

Magazine Luiza potencializa vendas com modernização de infraestrutura

Gigante varejista brasileira implementa ferramenta de gerenciamento AirWave da Aruba a fim de otimizar as experiências de Wi-Fi
Magazine Luiza potencializa vendas com modernização de infraestrutura

O Magazine Luiza, um dos maiores varejistas brasileiros com forte atuação em vendas por e-commerce e plataformas digitais, modernizou sua infraestrutura de vendas com soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, para aprimorar a experiência de compra de clientes tanto online quanto nas lojas físicas em 16 estados do País.

Para atingir a conectividade exigida, foi necessário a instalação de um sistema de Wi-Fi seguro e descentralizado

“O Magazine Luiza oferece aos clientes múltiplos canais de compra. Precisávamos fornecer transações financeiras seguras para todos os nossos clientes, mas queríamos ir além oferecendo conectividade sem fio gratuita em mais de 500 lojas”, explica Saulo Sily, coordenador de conectividade do Magazine Luiza.

O Magazine Luiza aumentou rapidamente a eficiência usando o Wi-Fi das lojas para analisar os dados do cliente, permitindo assim a criação de campanhas e de promoções personalizadas com precisão. As soluções da Aruba habilitaram ao gigante do varejo processar e utilizar dados para decidir quais campanhas serão mais bem-sucedidas.

O Magazine Luiza já havia usado Cisco wireless, mas precisava de uma solução que fornecesse uma rede sem fio mais confiável e segura dentro de todas as suas lojas. Após um extenso processo, a companhia selecionou a Aruba como fornecedora de soluções para conectividade e plataformas digitais.

“Queríamos que os clientes pudessem ter conexão de maneira rápida e fácil para navegar na web ou completar suas compras de forma segura, permitindo que eles logo seguissem para o fechamento da operação. Não somente a Aruba poderia fornecer os serviços que precisávamos por meio de nosso portal, mas também nos ajudaria a rastrear os dados do cliente para focar em vendas”, explica o executivo.

A Aruba também ofereceu uma arquitetura de rede de alto nível que não requeria um controlador físico, reduzindo os custos e resultando em implantação e manutenção mais fáceis. Sily conta que procurou criar uma loja que não só oferecesse tudo, desde pneus a TVs, mas também que proporcionasse uma experiência moderna ao usuário. Para conseguir isso, ele digitalizou os processos de compra para lojas físicas oferecendo Wi-Fi aos clientes e habilitou uma equipe de vendas conectadas a smartphones.

“Além de modernizar nossas lojas, atualizamos nossa sede principal, aumentando a velocidade da rede e tornando-a totalmente sem fio. Também melhoramos as comunicações por meio de uma solução com tempo de resposta mais rápida, sem contar o gerenciamento mais fácil e mais colaborativo”

Operacionalmente, as soluções Wi-Fi da Aruba estão fornecendo ao Magazine Luiza mais oportunidades para melhorar a experiência do cliente sem aumentar os custos. Em relação aos colaboradores, o Magazine Luiza está próximo de habilitar o BYOD (“bring your own device”, que significa “traga seu próprio dispositivo” da tradução ao português) para funcionários oferecendo mais opções de dispositivos e melhorando sua produtividade.

O Gerenciamento das Políticas de Acesso do ClearPass proporcionou ao Magazine Luiza um nível de segurança encontrado nas redes com fio, porém em um ambiente sem fio. A solução não só melhorou significativamente a segurança do Magazine Luiza, mas também separou o tráfego de visitantes de operações comerciais sensíveis.

“A solução ClearPass separa automaticamente nosso tráfego de rede para conectar dispositivos de forma segura e de acordo com as políticas que designamos”, explica Saulo. “Utilizamos o ClearPass em todos os nossos pontos de venda, fornecendo a cada loja uma ferramenta valiosa para centralizar o gerenciamento de sua própria rede. Ter essa solução para controlar nossas redes tem garantido maior segurança e nos permitiu reduzir custos de TI graças à sua facilidade de administração”.

Para garantir que a rede do Magazine Luiza permanecesse eficiente e simplificasse a solução de problemas, também foi implementado o AirWave para otimização de desempenho. Esta solução fornece visibilidade granular em tempo real em cada ponto de acesso por meio de uma interface semelhante a um mapa, fornecendo à empresa informações de conexão passadas e atuais. Além disso, a AirWave reconhece a interferência do sinal de RF e move dispositivos conectados para um canal menos congestionado automaticamente.

Combinação de ganhos para clientes e vendas

As soluções da Aruba fornecem informações sobre dispositivos conectados e seus usuários. “Graças às soluções de Aruba, podemos coletar informações sobre as preferências dos clientes e as estatísticas de uso. Podemos então usar essa informação para nos ajudar a desenvolver campanhas publicitárias e anúncios direcionados e eficazes”, esclarece o executivo.

O Magazine Luiza pode agora melhor atender aos seus clientes #GenMobile, a nova geração de usuários de dispositivos móveis com tecnologia avançada que espera conectividade de seus fornecedores, ao permitir que esses clientes desfrutem de Wi-Fi confiável e de alta performance disponível em cada loja por meio de um portal de convidados personalizado no site da empresa.

“Graças à Aruba, nossos clientes agora possuem Wi-Fi gratuito na loja e podemos coletar suas informações cruciais”, destaca Saulo. “Além disso, nossas comunicações melhoraram e nossos requisitos de gerenciamento diminuíram. A Aruba identificou todas as nossas necessidades WiFi”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.