book_icon

Cientista da NASA, participante da Missão Apollo, vem pela primeira vez ao Brasil falar sobre inovação tecnológica

Cientista da NASA, participante da Missão Apollo, vem pela primeira vez ao Brasil falar sobre inovação tecnológica

Pela primeira vez no Brasil, o Dr. Kumar Krishen, pesquisador sênior e Chefe de Tecnologia do departamento de Tecnologia de Exploração da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – EUA) estará em Florianópolis nos dias 11, 12 e 13 de abril. O especialista integrou a equipe Missão Apollo, que levou o homem pela primeira vez à Lua em 1969, e hoje, participa dos estudos que levarão a primeira tripulação humana a Marte. Na capital catarinense, Krishen discutirá sobre como se preparar para um futuro de inovações tecnológicas, tendo como base sua experiência na NASA. A Teltec Solutions e a Universidade do Sul de Santa Catarina são os organizadores da vinda do pesquisador ao país, com o apoio da ADVB/SC e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), nessa iniciativa que envolve importantes segmentos para a promoção da inovação tecnológica no estado: o mercado, a indústria, a universidade e a sociedade.

“Entendemos a importância de promover esse elo entre Florianópolis e uma das mais importantes agências do mundo, a NASA. Trazer Krishen, que é uma das principais referências mundiais em tecnologia e inovação e fazer essa conexão com a cidade é extremamente positivo no sentido de trazer novas ideias e reforçar a capital como um importante polo de inovação”, afirma Diego Brites Ramos, diretor da Teltec Solutions.

“Como sabemos, a NASA contribuiu grandemente para o melhoramento da vida na Terra com seus estudos e experimentos, e o Dr. Krishen teve participação histórica nessas realizações por meio das mais de cinco décadas de serviços dedicados à agência”, afirma Simone Keller Fuchter, professora e pesquisadora da Unisul.

Krishen participará de três encontros que serão realizados na Unisul,11/04; Acate,12/04 e Fiesc, 13/04, onde falará sobre as experiências em inovações tecnológicas que presenciou na NASA nas últimas cinco décadas. Ele abordará aspectos sobre a importância das recentes transformações tecnológicas apresentadas, como IoT (Internet das Coisas), Realidade Aumentada (RA) e Robotização, e suas relações com o desenvolvimento econômico do país. Também falará sobre os novos comportamentos do consumidor e como se preparar para o turbilhão de mudanças que surgirão nos próximos anos.

Ligação da NASA com Santa Catarina

No ano passado, a Teltec Solutions patrocinou a ida da professora e consultora de tecnologia da informação, Simone Keller Fuchter, à NASA, onde falou ao um grupo de engenheiros da agência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) para treinamento técnico. Ela mostrou suas experiências com a tecnologia, que permite a projeção virtual de objetos em três dimensões (3D) por meio de smartphones, telas e tablets. A ideia foi bem recebida pelos profissionais e avaliada positivamente por Krishen, que considerou suas pesquisas aplicáveis à NASA.

A troca de experiências em pesquisas entre a professora e Krishen proporcionou que despertasse o interesse do estudioso em vir ao Brasil pela primeira vez para conhecer Santa Catarina – que se destacado como um dos principais polos tecnológicos do País, principalmente em função do pioneirismo de diversas empresas e pelas tecnologias desenvolvidas.

Sobre Kumar Krishen

Krishen é PHD em Engenharia Elétrica e Eletrônica, pela Universidade Estadual do Kansas. Soma 53 anos de serviços dedicados à NASA, completados em janeiro de 2018. Seus esforços de pesquisa e engenharia foram utilizados em vários experimentos e em publicações de mais de 170 trabalhos técnicos, apresentações e relatórios – 60 dos quais foram publicados em livros e revistas técnicas.

O pesquisador vem de uma pequena aldeia em Caxemira, na Índia. Ele saiu de casa quando ainda cursava a escola básica para trabalhar em projetos como desenvolvimento de um sistema de hipertermia para tratamento do câncer. Foi para a NASA, onde integrou a equipe da Missão Apollo, local onde encontra-se até hoje.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.