book_icon

Brasil terá Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes no Vale do Silício

Iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre representantes da Assespro, IBQP, iCities e Prefeitura de Curitiba
Brasil terá Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes no Vale do Silício

A Assespro (Federação Nacional das Empresas de Software), o IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o iCities Smart Cities Solution lançaram o OBCI (Observatorio Brasileiro das Cidades Inteligentes), com escritório em São Francisco, nos Estados Unidos. O observatório servirá de referência oficial para as entidades e legisladores se atualizarem sobre o ambiente regulatório do mundo moderno.

As cidades estão cada vez mais conectadas com seus cidadãos, que por sua vez ganham crescente voz ativa e participação nas questões cotidianas

A formalização do acordo contou com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda.

É por causa da complexidade da vida em sociedade e da dinâmica da sobrevivência que é tão premente prover os gestores públicos e legisladores de todas as formas possíveis de conhecimento no trato regulatório. O trabalho do OBCI será de pesquisar, traduzir e disseminar conhecimento de interesse público.

O acordo tem a chancela do Consulado Geral do Brasil em São Francisco, representado pelo embaixador Pedro Henrique Lopes Bório. Ao conhecer a iniciativa, o embaixador manifestou seu apoio para a instalação do OBCI na cidade do Vale do Silício.

“O Brasil tem a obrigação de se manter na vanguarda das cidades inteligentes depois de receber o reconhecimento da Fira Barcelona com a realização do Smart City Expo. A função do OBCI vai ser acompanhar de perto as discussões em São Francisco, numa conexão direta com o Vale do Pinhão”, afirmou o embaixador Bório, em depoimento gravado em vídeo.

“O IBQP terá papel fundamental nesse processo, diante da ampla experiência e know-how em pesquisas, sendo a maior autoridade em pesquisa do empreendedorismo no Brasil como realizador da pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor para Babson e London Business School”, diz Robert Janssen, diretor internacional da Assespro Nacional, um dos articuladores do acordo.

Assespro

cidades inteligentes

IBQP

iCities

Inovação

Prefeitura de Curitiba

Vale do Silício

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.