book_icon

Volvo Cars lança fundo de investimento para startups de tecnologia

Aportes privilegiarão tecnologias de inteligência artificial, eletrificação, condução autônoma e serviços de mobilidade digital
Volvo Cars lança fundo de investimento para startups de tecnologia

Em um esforço para alavancar o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, a Volvo Cars decidiu lançar um novo fundo de investimento focado em startups de tecnologia de alto potencial em todo o mundo. O Volvo Cars Tech Fund terá o atual vice-presidente de Parcerias Estratégicas no Centro de Tecnologia Volvo Cars Silicon Valley, Zaki Fasihuddin como CEO.

Primeiro investimento do fundo é em uma empresa da Califórnia, nos Estados Unidos, que desenvolve sensores avançados

O Volvo Cars Tech Fund tem como foco principal o aporte em tendências tecnológicas que estão transformando a indústria, como inteligência artificial, eletrificação, condução autônoma e serviços de mobilidade digital.

A primeira iniciativa de investimento do fundo tecnológico é em uma empresa da Califórnia, nos Estados Unidos, que desenvolve sensores avançados, ressaltando a presença crescente da marca no centro tecnológico do Vale do Silício.

As empresas irão se beneficiar de várias maneiras pela participação do Volvo Cars Tech Fund. Além da associação com um dos principais fabricantes de automóveis premium do mundo, as startups poderão adquirir a capacidade de validar suas tecnologias e acelerar o ritmo de adequação de seus produtos ao mercado.

Além disso, essas empresas terão a oportunidade de se beneficiar do acesso privilegiado da Volvo Cars no mercado chinês, maior na atuação da companhia – bem como de sua rede global de parceiros automotivos e de tecnologia.

“Buscamos investir em empresas que possam nos fornecer acesso estratégico a novas tecnologias, capacidades e talentos”, disse o CEO do fundo Zaki Fasihuddin. “Ao apoiar empresas promissoras na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e fornecer-lhes capital estratégico, fortalecemos nosso papel de liderança na transformação da indústria”.

“Trabalhamos em estreita colaboração com tecnologias promissoras e, quando vemos o potencial de criação de valor para nós como usuário, agora também podemos investir para ajudar a acelerar o empreendimento”, afirmou Mats Moberg, membro do Conselho de Administração do Tech Fund e vice-presidente de Pesquisa & Desenvolvimento da Volvo Cars.

O lançamento do Volvo Cars Tech Fund é parte de um impulso contínuo para a inovação da Volvo Cars e a aceleração da transformação digital da empresa. No ano passado, a marca estabeleceu uma organização digital no Vale do Silício, proporcionando um centro adicional para o desenvolvimento de tecnologia e serviços da empresa.

Em 2017, a fabricante sueca também adquiriu os ativos do Luxe, um serviço premium de concierge nos Estados Unidos. Esta aquisição proporcionou um grande impulso no desenvolvimento de serviços digitais da Volvo Cars.

condução autônoma

fundo de investimento

IA

Volvo Cars

Volvo Cars Tech Fund

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.