Maringá – PR, março de 2018 – O setor de Tecnologia da Informação cresce em ritmo acelerado em Maringá e região. As empresas geram empregos e recursos para a cidade por meio do recolhimento de impostos. Iniciativas como a da Software by Maringá, que reúne empresas do setor, trabalha para estruturar essas empresas por meio de processos gerenciais e de desenvolvimento de produtos com qualidade. “O objetivo é tornar Maringá conhecida pela excelência em software e qualidade de vida. Também é objetivo da SbM despertar o potencial inovador das empresas para gerar cada dia mais prosperidade”, explica a presidente da entidade, Rafaela Campos.
Empresas de um mesmo setor quando reunidas e organizadas demonstram força e como essa força pode ser utilizada em prol do desenvolvimento, não só do setor, mas crescimento em cadeia que pode alavancar também outros setores. A Prefeitura de Maringá reconhece essa força e apoia o crescimento empresarial da cidade.
Por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), abriu o primeiro edital do programa ISS Tecnológico de 2018. o programa municipal é destinado a incentivar a geração de empregos ao instituir a dedução de uma porcentagem de até 40% do Imposto Sobre Serviços (ISS) do total recolhido nos últimos doze meses.
No primeiro semestre do ano passado a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico recebeu 10 projetos de empresas com direito ao benefício, dos quais seis foram aprovados. O total liberado pela Prefeitura para aplicação em projetos de inovação nas próprias empresas atingiu R$ 185,4 mil.
Tradicionalmente, as empresas de Tecnologia da Informação são as que mais apresentam projetos com direito à isenção. Agora o objetivo é diversificar os setores beneficiados. Qualquer inovação, até mesmo o aprimoramento de um processo dentro da empresa, está enquadrada como uma inovação tecnológica. “Tecnologia não está relacionada necessariamente a recursos de computação. Uma pequena mudança na maneira de resolver um problema de entrega, por exemplo, alterando a ordem do processo desde a entrada do pedido, pode ser considerada uma inovação”, destaca Franz Wagner Dal Belo, diretor de inovação tecnológica da Seide.
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá, Francisco Favoto, esclarece que as empresas selecionadas são habilitadas a deduzir do ISS devido, mensalmente, o percentual de desconto concedido pela Prefeitura. “Todas as ações devem ser descritas no projeto e, na fase de execução, é necessário fazer a comprovação de que o valor deduzido do imposto foi investido corretamente pela empresa”, observa.
Rafaela Campos, presidente da Software by Maringá, comemora o fato de que práticas iniciadas por empresas do setor de TI possam ser compartilhadas por outros setores, “o que, na verdade, também faz parte da nossa proposta, já que todos podem se beneficiar dos incentivos, crescer como empresas e, assim, alcançar um de nossos objetivos que é o desenvolvimento da cidade e da região.”
SERVIÇO:
Edital oficializado por meio da Lei Complementar nº 975/2013 e regulamentado pela Lei Complementar 1091/2017
Os empresários interessados podem apresentar seus projetos para análise até o dia 29 de março de 2018.
Mais informações:
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide)
Paço Municipal de Maringá – Av. XV de Novembro, 701, 3º andar
Tel.: 3221-1333 / 1365 (Seide)
e-mail: [email protected]
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo