book_icon

Business Intelligence: Como a visualização de dados empodera as empresas

Business Intelligence: Como a visualização de dados empodera as empresas

Por Fábio Faias, gerente de estratégia comercial na Bluesoft Sistemas.

Em um cenário tão alto de mortalidade de empresas, aquelas que possuem as melhores ferramentas de gestão e análise de dados têm tudo para sobreviver no mercado. Hoje, o Business Intelligence (BI) já não é mais uma novidade. Uma pesquisa do Gartner afirma que a receita global no mercado de softwares de BI e analytics deve chegar a US$ 22,8 bilhões em 2020.

Antes de avançar, porém, é preciso explicar, e principalmente entender, o que é e como funciona o BI, que na prática é o processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações estratégicas para a gestão de um negócio. Em outras palavras, ele transforma dados brutos em referências que trazem insights sobre a operação e os resultados de uma empresa através de uma série de ferramentas e técnicas que incluem a visualização de dados em formatos diferentes, dashboards com gráficos e cruzamento de informações.

Uma das principais dificuldades do BI é justamente contar com dados recentes e interessantes para trabalhar. Por isso o “casamento” do sistema de gestão empresarial (ERP) com o BI tem dado tão certo. Trocando em miúdos, ter um ERP que conte com BI é fundamental para empresas que desejam ser competitivas. E isso não é exclusivo de grandes empresas. As pequenas e médias empresas (PMEs) também têm ao seu dispor várias ferramentas.

Com o BI a empresa desfruta de uma maior riqueza e clareza de informações. Porém, é preciso ter objetivos claros com esses dados. Um dos erros clássicos ao trabalhar com eles, seja da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) até a extração de relatórios e dashboards, é não ser estratégico sobre o que se vai medir.

Muitas vezes, o empresário se encanta com a quantidade de possibilidades e acaba analisando todo e qualquer dado que surja na sua frente. Isso é um perigo, pois toma tempo e ainda pode levar a insights que vão mascarar, ou até mesmo atrapalhar, a compreensão sobre os resultados reais do negócio.

Quando falo de analisar o resultado das empresas é preciso afirmar que todas as suas áreas podem se beneficiar do BI. Isso impacta no atendimento ao cliente, relação com fornecedores, produtividade de colaboradores e muito mais. Com dados ricos para analisar é possível verificar se a companhia está andando como deveria ou se ajustes e correções precisam ser executados.

O Bluesoft Intelligence é um módulo exclusivo e totalmente integrado com o ERP, que oferece dashboards pensados para solucionar as principais dúvidas dos varejistas. Além disso, o empresário consegue criar dashboards personalizados para cruzar dados e fundamentar as decisões que toma, como, por exemplo, em gestão de compras, um dos setores mais estratégicos para o varejo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.