book_icon

Saiba como escolher o coworking ideal para trabalhar

As transformações nos ambientes de trabalho são frequentes, principalmente à medida que o mercado de trabalho vai sendo composto por jovens, que buscam constantemente um equilibrio entre a vida pessoal e a profissional, e que buscam apoio na tecnologia para suas ações do dia a dia. É cada vez mais comum que a força de trabalho procure a praticidade para aumentar o próprio rendimento na empresa. Uma opção muito adotada é o Home Office, mas nem todas as pessoas conseguem manter uma rotina de trabalho em meio a tantas distrações que as atividades domésticas oferecem.

Como reação a esta demanda, o mercado dos escritórios compartilhados no Brasil vem alcançando um crescimento grande nos últimos anos. Mais que os funcionários, este modelo desengessado de trabalho traz benefícios também aos empreendedores. Escritórios de coworking têm um custo muito inferior à média de aluguel de salas comerciais. Além disso, proporcionam ótimas oportunidades para networking e aprendizado.

Esse formato mais descontraído permite que os trabalhadores façam sua própria rotina, construam uma autonomia, se relacionem com outras pessoas dentro do escritório compartilhado, conheçam outros universos, o que pode oxigenar as ideias em benefício das empresas que lhes contratam.

Em levantamento feito em 2017, o Censo Coworking Brasil apontou um crescimento de 114% dessa modalidade de trabalho. Só em São Paulo, são 336 espaços espalhados por toda metrópole.

Apesar do crescimento da modalidade, toda mudança cultural requer adaptação. Ciente das inúmeras transformações que o espaço de trabalho vem sofrendo ao longo das gerações, Paulo David, Diretor Regional da Polycom Brasil, lista seis fatores imprescindíveis para a escolha do coworking ideal:

Localização
É muito importante escolher um local de fácil acesso. Com a correria do dia a dia, mais do que nunca, tempo é dinheiro. Com as diversas opções de coworking, opte por alguma de fácil acesso e que diminua seu tempo de deslocamento.

Ambiente
Apesar das mudanças culturais que os Millennials trouxeram ao espaço de trabalho, algumas empresas ainda não estão adaptadas a este clima de descontração total. É importante optar pelo espaço que corresponda ao perfil de sua empresa e de seus clientes. Descontração em excesso pode prejudicar a produtividade.

Alimentação
Há quem prefira comer na rua por conta da variedade e também quem prefira marmita para uma refeição mais saudável. De qualquer forma, o espaço deve prover uma copa com geladeira e microondas para que os trabalhadores possam armazenar e esquentar sua comida.

Variedade
Como já foi dito, os funcionários tendem a buscar opções de conciliar melhor a vida pessoal com a profissional. Isso significa que um modelo de coworking pode não atender às necessidades de todos. Atualmente há diversos planos com inúmeras possibilidades para empresários e funcionários. É preciso escolher o modelo que melhor se adapte ao seu trabalho.

Equipamentos
Evidentemente uma empresa necessita de eletrônicos como multifuncionais e telefones. É importante avaliar o que o escritório compartilhado oferece e como se dá a utilização destes aparelhos.

Sala de reuniões
Um dos grandes complicadores que fazem com que empresários deixem de adotar o modelo do coworking é o pensamento “onde vou receber meus prospects e clientes?”. Optar por um coworking que ofereça salas de reuniões de diversos portes, desde as pequenas “huddle rooms” até salas robustas com vários lugares é um fator determinante para o sucesso de empresas que adotam este modelo.

Ferramentas colaborativas
Além das salas de reuniões, é importante optar por um escritório que ofereça as melhores ferramentas colaborativas para as mais variadas demandas do dia a dia de uma empresa, desde a apresentação de resultados em uma reunião de equipe, até uma videoconferência com investidores e parceiros. Atualmente as ferramentas colaborativas como televisores, câmeras e hubs de compartilhamento de conteúdo são essenciais. Hoje em dia, todo escritório dispõe de equipamentos de audiocolaboração e videocolaboração para reuniões mais efetivas com colaboradores ou parceiros de outras localidades. Logo, se busca um coworking para trabalhar, ele deve oferecer estas opções.

É importante também que sua empresa entenda que, com a adoção de um escritório compartilhado, muitas vezes a equipe estará espalhada em diversas localidades, portanto, é preciso investir em serviços de armazenamento da nuvem, o que proporciona colaboração em tempo real, segura e disponibilidade a todos os colaboradores.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.