Mercado

Vendas mundiais de dispositivos móveis aumentarão 2,1% em 2018, diz Gartner

Segundo levantamento, até 2021, 9% de smartphones vendidos suportarão a tecnologia 5G

smartphonesAs vendas mundiais de dispositivos – PCs, tablets e telefones celulares – totalizaram 2,28 bilhões de unidades em 2017. Segundo o Gartner, pesquisa global também revela que as remessas estão em curso para atingir 2,32 bilhões de unidades em 2018, o que significa um aumento de 2,1%.

Remessas de PCs tradicionais diminuirão 5,4% em 2018, com notebooks mostrando declínio mais acentuado de 6,8%

Dois mercados impulsionarão o crescimento geral nas remessas de dispositivos em 2018. Primeiro, será o mercado de celulares, liderado pelo segmento de Smartphones de alto padrão. Segundo, será o mercado denominado Premium Ultramobile, que estará estimulando uma maior demanda com os dispositivos finos e leves da Apple e Microsoft Windows 10.

“Os consumidores têm muitas tecnologias para escolher, o que representa dois principais desafios para os fornecedores. O primeiro é competir pela partilha de carteiras, tendo em conta a quantidade de dispositivos que os consumidores possuem. O segundo é oferecer valor e manter a relevância – para oferecer o dispositivo certo ao público certo. Veremos mais compradores concentrando-se em valor, ao invés de apenas preço e, portanto, considerando dispositivos com preços mais altos”, afirma Ranjit Atwal, Diretor de Pesquisas do Gartner.

PCs: mercado estável

As remessas de PCs tradicionais diminuirão 5,4% em 2018, com notebooks mostrando declínio mais acentuado de 6,8%. O mercado Premium Ultramobile será a única área de PC a alcançar crescimento em 2018, enquanto que o mercado geral de PCs diminuirá.

“Os custos de DRAM (tipo de memória) duplicaram desde junho de 2016 e os fornecedores aumentaram os preços dos PCs no primeiro semestre de 2017. Essa tendência provavelmente continuará em 2018, até que os custos de memória sejam revertidos”, diz Atwal.

Smartphones 5G

O Gartner prevê que as remessas de telefones mobile aumentarão 2,6% em 2018, totalizando 1,9 bilhão de unidades. No mesmo ano, as vendas de Smartphones crescerão 6,2%, representando 87% do volume de celulares. “Esperamos que as vendas de Smartphones da Apple cresçam mais do que a média do mercado em 2018, com o lançamento de modelos que alimentam ciclos de substituição mais fortes”, prevê Roberta Cozza, Diretora de Pesquisa do Gartner.

Em 2018, os fabricantes de Smartphones se concentrarão em oferecer experiências personalizadas mais atraentes, por meio de dispositivos internos de Inteligência Artificial (on-device IA), assistentes pessoais virtuais e interfaces de usuários mais naturais, além de biometria e aprimoramentos adicionais de exibição e recursos de câmera.

Os telefones 5G chegarão no mercado em 2019, quando os lançamentos de redes 5G começarão em países selecionados, como Estados Unidos e Coréia do Sul. “Prevemos que, até 2021, 9% dos Smartphones vendidos suportarão a tecnologia 5G. No geral, o 5G será um driver significativo de serviços de vídeo e transmissão, pois trará uplinks mais rápidos e suportará novas aplicações de Inteligência Artificial”, diz Cozza.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.