book_icon

13º Relatório Anual da Arbor sobre Segurança da Infraestrutura Global de Redes

Aumentam a frequência e a complexidade dos ataques DDoS
Defesa se baseia em automação e serviços gerenciados

NETSCOUT divulga o 13o Relatório Anual da Arbor sobre Segurança da Infraestrutura Global de Redes

A NETSCOUT SYSTEMS, INC. (NASDAQ: NTCT), um dos principais fornecedores de soluções para business assurance, combinando serviços, segurança cibernética e inteligência de negócios, divulga seu 13o Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global de Redes, (WISR – sigla em inglês para Worldwide Infrastructure Security Report), com informações colhidas junto a profissionais especializados em redes digitais e segurança da informação das mais importantes organizações corporativas, provedores de serviços de comunicação e de serviços de nuvem/ hospedagem em todo o mundo. O relatório abrange uma ampla gama de questões ligadas à segurança, desde os ataques de negação de serviço (DDoS -Distributed Denial of Service) e principais tendências do setor – como SDN/NFV e adoção do IPv6 – até problemas ligados ao treinamento para respostas a incidentes, orçamento e pessoal. O foco recai sobre os desafios enfrentados no dia a dia das operações de rede, como ameaças cibernéticas e estratégias de defesa e mitigação.

“Em 2017, os ataques se concentraram em complexidade, utilizando dispositivos IoT como armas e afastando-se da dependência de ataques volumétricos maciços para atingir seus objetivos. Os ataques têm sido bem-sucedidos: a proporção de empresas que perderam receita devido a ataques DDoS quase dobrou, mostrando claramente o perigo dessas ameaças”, disse Darren Anstee, diretor de tecnologia da NETSCOUT Arbor. “Os resultados da pesquisa do WISR, juntamente com os dados do sistema ATLAS, demonstram por que é necessário contar com uma defesa multicamada, desde o data center até a nuvem”.

CENÁRIO DE AMEAÇAS: A exploração de dispositivos IoT e a inovação em serviços de ataque DDoS estão levando a maior complexidade e frequência desses ataques.
• Tamanho: Em 57% das empresas e 45% dos operadores de data centers, a largura de banda da internet ficou saturada devido a ataques DDoS.
• Frequência: Houve 7,5 milhões de ataques DDoS em 2017, de acordo com os dados da infraestrutura ATLAS (Active Threat Level Analysis System) da NETSCOUT Arbor, que abrange aproximadamente um terço do tráfego global de internet. Os provedores de serviços que responderam à pesquisa tiveram mais ataques volumétricos, enquanto as empresas relataram um aumento de 30% em ataques furtivos na camada de aplicativos.
• Complexidade: 59% dos provedores de serviços e 48% das empresas sofreram ataques multivetoriais, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Esses ataques combinam inundações de alto volume com ataques na camada de aplicativos e ataques de exaustão de TCP em uma única investida sustentada, aumentando a complexidade da mitigação e a chance de sucesso do atacante.

CONSEQUÊNCIAS: Ataques DDoS bem-sucedidos têm maior impacto financeiro e operacional.
• 57% citaram danos à reputação e à marca como o principal impacto nos negócios, com despesas operacionais em segundo lugar.
• 56% tiveram um impacto financeiro entre US$ 10.000 e US$ 100.000, quase o dobro dos números de 2016.
• 48% dos operadores de data centers disseram que a perda de clientes foi uma preocupação importante após um ataque bem-sucedido.

DEFESA: Os profissionais de rede e de segurança, que protegem o mundo conectado, vêm sendo desafiados por um ambiente de ameaças complexo e ativo, bem como por problemas relativos à escassez de pessoal qualificado.
• 88% dos provedores de serviços utilizam soluções inteligentes de mitigação de DDoS, e 36% usam tecnologias que automatizam essa mitigação. O maior investimento em automação de ferramentas especializadas é consequência do grande número de ataques sofridos pelas redes de provedores de serviços.
• A frequência dos ataques também está levando a maior demanda por serviços gerenciados de segurança. Em 2017, 38% das empresas contrataram serviços de terceiros, contra 28% no ano anterior. Apenas 50% realizaram treinamentos para defesa, e o número de entrevistados que fazem treinamentos ao menos a cada trimestre caiu 20%.
• 54% das empresas e 48% dos provedores de serviços enfrentam dificuldades na contratação e retenção de funcionários capacitados.

Recursos adicionais
• Faça o download do relatório completo aqui (é necessário se registrar).
• Inscreva-se para a série de webinars da NETSCOUT Arbor para uma análise mais detalhada dos principais resultados do WISR.
• Acesse o blog da NETSCOUT Arbor em português para análises sobre diferentes aspectos do relatório.
• Curta nossa página no Facebook e no LinkedIn e visite o site da NETSCOUT Abor em português: http://br.arbornetworks.com/

Demografia e escopo da pesquisa
• Os dados do WISR se baseiam em 390 respostas de provedores de serviços Tier 1, Tier 2 e Tier 3, provedores de hospedagem, operadores móveis, empresas e outros tipos de operadores de rede em todo o mundo.
• Dois terços de todos os entrevistados se identificaram como profissionais de segurança, rede ou operações.
• Os dados abrangem o período de novembro de 2016 a outubro de 2017.

Sobre a NETSCOUT
A NETSCOUT SYSTEMS, INC. (NASDAQ: NTCT) protege empresas contra todas as interrupções em seus serviços digitais, seja em termos de disponibilidade, desempenho ou segurança. Nossa liderança no mercado e em tecnologia vem da combinação da nossa tecnologia patenteada de dados e de análises inteligentes. Fornecemos as ferramentas de tempo real, visibilidade, insights e Wi-Fi de que os clientes precisam para acelerar e proteger a sua transformação digital. Nossa abordagem transforma o modo como as organizações planejam, entregam, integram, testam e implantam serviços e aplicativos. Nossas soluções de garantia de serviço nGenius oferecem análise contextual e em tempo real do desempenho de serviços, de redes e de aplicativos. As soluções de segurança da Arbor protegem contra os ataques DDoS que ameaçam a disponibilidade e contra ameaças avançadas que invadem redes para roubar ativos críticos para os negócios. Para saber mais sobre como melhorar o desempenho de serviços, de redes e de aplicativos em data centers físicos ou virtuais ou na nuvem, e como as soluções de desempenho e segurança da NETSCOUT, desenvolvidas a partir da inteligência obtida por informações de operadoras de serviço, podem ajudar você a desenvolver com confiança seus negócios.
Acesse www.netscout.com ou siga @NETSCOUT e @ArborNetworks no Twitter, no Facebook ou no LinkedIn.

Responsabilidade legal
As declarações contidas neste press release estão em conformidade com as disposições “safe harbor” da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934 e de outras legislações federais dos Estados Unidos. Advertimos aos investidores de que os conteúdos deste press release que não sejam estritamente históricos, incluindo, por exemplo, o que se refere ao portfólio de soluções da Arbor, constituem declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir substancialmente das declarações prospectivas devido a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas, suposições e outros fatores. Para uma descrição mais detalhada dos fatores de risco associados à NETSCOUT, consulte o Relatório Anual da NETSCOUT no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2017, e os subsequentes relatórios trimestrais e formulários 10-Q, arquivados junto à Securities and Exchange Commission. A NETSCOUT não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer informação prospectiva contida neste press release ou no que diz respeito aos anúncios aqui comunicados.

Marca Registrada: a Arbor Networks, o logotipo da Arbor Networks e ATLAS são marcas da Arbor Networks, Inc. Todas as outras marcas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Mais informações para a imprensa:
SHEDI – Silvia Helena Editora
Silvia Helena Rodrigues – [email protected]
Tel.: (21) 2220-9311 / (11) 2626-1940 / (11) 94513-6987

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento