book_icon

Inatel leva para a Campus Party competição de arduino, palestras e games

Inatel leva para a Campus Party competição de arduino, palestras e games

Evento de inovação, tecnologia e games? Tudo isso, 24 horas por dia? Estamos dentro! O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel marcará presença na Campus Party Brasil 11, que acontece entre os dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo. Além da participação com uma caravana com cerca de 50 estudantes da instituição, diversas atividades estão programadas e disponíveis para os campuseiros amantes da tecnologia.

No Espaço Open os campuseiros terão a disposição um workshop de Arduino, com uma verdadeira competição entre equipes. O Workshop Arduino Challenge contará com três desafios por dia. A expectativa é de que participem cerca de 40 participantes em cada desafio. No total são esperados mais de 360 participantes, sendo 120 por dia. Esta atividade também foi realizada na última edição do evento em Belo Horizonte realizada entre 31 de outubro a 5 de novembro do ano passado.

O objetivo principal do workshop é fazer com que os participantes tenham o contato com o empreendedorismo e com a tecnologia. Com a plataforma Arduino, o desafio é solucionar algum problema de impacto social. A atividade consiste em montar um MVP (mínimo produto viável), validá-lo na feira e apresentar aos jurados, utilizando os recursos dispostos na bancada. No último dia da Campus Party os vencedores serão anunciados. As melhores ideias, com os melhores protótipos serão premiadas.

Nos palcos da Campus Party, onde acontecem as palestras e apresentações de grandes nomes do universo da tecnologia, o Inatel possui presença confirmada. O vice-diretor da instituição, o professor Carlos Nazareth Motta Marins realizará uma palestra na qual abordará “O propósito da tecnologia no centro da educação inovadora”. Já o Vice-Prefeito de Santa Rita do Sapucaí, idealizador e fundador da Cidade Criativa, Cidade Feliz na cidade e professor do Inatel, Wander Wilson Chaves falará sobre as cidades inovadoras. Com o tema “Cidade Criativa, Cidade Feliz – Um lema, uma necessidade”, a palestra aborda como é possível organizar uma cidade de forma colaborativa com inovação, tecnologia e cultura. O movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz, já acontece em outros estados do Brasil, e é tido como modelo na cidade mineira.

Como de praxe nas edições da Campus Party de São Paulo, a caravana de alunos também prepara atividades para os campuseiros. Eles irão levar diversos jogos do laboratório de games do Inatel e também um desafio de carrinhos com um dos personagens mais admirados e nostálgicos do mundo dos games, o Mario Bros. Os participantes destas ações também irão receber brindes.

Todas as ações realizadas pelo Inatel na Campus Party são gratuitas e podem ser realizadas por qualquer campuseiro. Para a competição que utiliza o Arduino, que será realizada na parte aberta ao público geral, não há restrição de idade e não há exigência de algum conhecimento prévio. A todo o momento uma equipe do Inatel estará à disposição para sanar as dúvidas dos participantes.

Localizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, o Inatel é uma instituição de ensino e pesquisa e possui entre suas atribuições o incentivo ao acesso a eventos voltados para as áreas de tecnologia, engenharia e de empreendedorismo. O Inatel está presente na Campus Party desde as primeiras edições e neste ano de 2018 não será diferente. Assim como o avanço da tecnologia, a cada ano a instituição inova e procura levar para o evento o que mais chama a atenção deste público que é antenado nas últimas tendências tecnológicas. Mais informações: www.inatel.br.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.