book_icon

Pesquisa global da VMware revela o segredo para uma adoção de multicloud bem-sucedida

Estudo conduzido pelo MIT Technology Review Custom a pedido da VMware destaca que os desafios multiclooud giram em torno do impacto nas pessoas, processos e ambientes inconsistentes

PALO ALTO, Calif. (janeiro de 2018) – A VMware, Inc. (NYSE: VMW), líder global em infraestrutura em nuvem e mobilidade corporativa, em parceria com o MIT Technology Review Custom, anuncia os resultados de um novo estudo global focado na adoção de ambientes multicloud. A pesquisa “After Deployment Storms, Skies Turn Sunny For Multi-Cloud Environments” (“Após a tempestade da implementação, os céus se abrem para ambientes multicloud”, em tradução livre) analisou a atitude de mais de 1.300 tomadores de decisões globais de TI de grandes empresas com relação à adoção da nuvem.

A adoção de estratégias multicloud tem se tornado mais comum em organizações de diversas indústrias. Desafios relacionados a aprisionamento tecnológico, soberania de dados, inovação e necessidade de serviços específicos de aplicações têm levado as organizações a utilizarem várias nuvens para alcançar o sucesso comercial. O estudo concluiu que, embora existam desafios inerentes à implementação, os benefícios começam logo em seguida e apenas melhoram ao longo do tempo.

Principais descobertas:

Organizações devem superar os desafios técnicos da multicloud

· Embarcar na adoção multicloud vem com desafios técnicos inerentes.

o Mais da metade (57%) dos entrevistados citou os desafios técnicos e a demanda por novas habilidades e pessoas como pontos inesperados do gerenciamento de múltiplas nuvens;

o Os entrevistados ressaltaram a integração de sistemas legados (62%) e a compreensão da nova tecnologia (61%) como os desafios mais difíceis do processo;

o As dificuldades na migração, o gerenciamento de dados de uma nuvem para outra, de modo que todos os dados sejam acessíveis, e a perda de informações também foram muito mencionados, o que mostra quão importante é o planejamento.

Gerenciamento de mudanças é essencial na preparação de equipes para a adoção da nuvem

· Além dos desafios associados à tecnologia, os entrevistados confirmaram que mudar para um ambiente de nuvem afeta pessoas e processos.

o Os pontos mais afetados pela adoção da nuvem foram governança de dados (26%), habilidades (22%), políticas (16%), aumento ou redução de equipe (16%), número de possíveis fornecedores (15%) e aumento no erro humano (7%);

o O conselho dos usuários experientes para quem deseja migrar para a nuvem é realizar pesquisas e desenvolver um planejamento extenso, que garanta o alinhamento e uma perspectiva positiva sobre as mudanças que virão;

o As mudanças feitas pelas organizações como resultado da adoção de múltiplas nuvens incluem: protocolos de segurança (70%), capacitação do pessoas (64%), planejamento de orçamentos (64%), processos (63%), pessoas (53%) e cultura (53%).

O sucesso da nuvem melhora com o tempo

· As organizações estão sempre em uma curva de aprendizado quando se trata de adoção de tecnologias como a Internet das coisas (IoT). De acordo com o estudo, ter uma experiência prolongada com a nuvem influencia positivamente a forma como as organizações vêem e usam a tecnologia.

o Em seu primeiro ano de adoção multicloud, os entrevistados avaliaram a importância dos benefícios da nuvem de forma menos positiva do que os usuários experientes – com seis ou mais anos no mercado;

o A diferença mais drástica foi com relação à segurança da nuvem (70,3% dos novos adotantes versus 91,3% dos usuários experientes) – uma diferença de 21%;

o Outras mudanças significativas de perspectiva entre os novos adotantes e os usuários experientes são os benefícios da escalabilidade (64,8% para 80,1%: uma variação de 15,3%), agilidade aumentada (68,9% para 83,5%: diferença de 14,6%) e privacidade de dados (74,4% para 88,6 uma variação de 14,2%), respectivamente;

o Curiosamente, os benefícios associados à eficiência tiveram a menor variação: 5,1% (de 83,8% para 88,9, após seis anos).

“A corrida para a transformação digital tem impulsionado a necessidade das empresas de acelerar a entrega de aplicações, ao mesmo tempo em que se tornam mais inovadoras e com processos ágeis”, aponta Ajay Patel, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos para Cloud Services da VMware. “Com a digitalização mudando a forma como as indústrias operam, as organizações têm buscado cada vez mais nuvens para suportar suas operações e se tornarem mais seguras, inovadoras, eficientes e ágeis. Este estudo destaca o que é preciso para uma abordagem multicloud bem-sucedida, que não só permite que as empresas percebam os verdadeiros benefícios da nuvem, mas também as ajude a capitalizar as tecnologias emergentes para gerir um negócio competitivo e bem-sucedido. As organizações estão no caminho certo para, com o tempo, colher os benefícios completos e de longo prazo dos ambientes multicloud.”

“Um ambiente multicloud traz muitos benefícios para ajudar as organizações a atender às altas demandas da economia digital de hoje”, afirma Owen Jenkins, vice-presidente de planejamento da Kadence International, uma empresa de pesquisa global, sobre a pesquisa produzida pelo MIT Technology Review Custom. “Embora o estudo mostre que existem desafios técnicos inerentes à adoção multicloud, a confiança em seus benefícios cresce significativamente, especialmente nas áreas de eficiência e agilidade, de modo que um dos maiores conselhos dos usuários é ‘vá em frente’. ”

Sobre a pesquisa “After Deployment Storms, Skies Turn Sunny For Multi-Cloud Environments”

Patrocinada pela VMware, a pesquisa foi realizada online pela Kadence International em nome da MIT Technology Review Custom em meados de 2017 e contou com a participação de 1.355 pessoas globalmente, sendo tomadores de decisão de TI de grandes empresas que já estavam em um ambiente multicloud. Dez países em toda a América do Norte, Europa e Ásia participaram da pesquisa, incluindo os EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Itália, Austrália, China, Japão e Índia.

Sobre o MIT Technology Review Custom

Com mais de 116 anos de excelência em jornalismo tecnológico, o MIT Technology Review Custom é o braço da empresa de mídia global MIT Technology Review, que cria e distribui conteúdo personalizado. Nossas soluções incluem escrita, edição e experiência em design para múltiplas opções de suporte promocional. Em colaboração com os clientes, nossa equipe de redação especializada desenvolve uma gama de conteúdo relevante de alta qualidade, entregando-os aos usuários quando e onde eles desejam, em experiências digitais, impressas, online e em pessoa. Tudo é personalizado para se adequar aos objetivos de marketing de conteúdo dos clientes e posicioná-los como líderes de pensamento alinhados às novas tecnologias.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.