book_icon

Parceria da Inventti com a EC5 garante maior segurança fiscal para postos de combustível e lojas de conveniência

Com a parceria, a Inventti é responsável pela segurança e controle de 27 milhões de notas fiscais emitidas por postos de combustível e lojas de conveniência

São Paulo, dezembro de 2017 – A legislação fiscal que regulamenta o varejo na maioria dos estados da federação exige um controle cada vez mais rígido na operação dos estabelecimentos comerciais. Devido ao aumento de controle, tem crescido a demanda por parte dos varejistas de combustível por sistemas de automação que garantam também maior segurança fiscal.

Com o objetivo de atender essa demanda, a EC5 Informática, líder nacional de soluções de automação para postos de combustível e lojas de conveniência, firmou a parceria com a Inventti, uma das empresas pioneiras na implantação da nota fiscal eletrônica e especialista em gestão de documentação fiscal eletrônica na nuvem.

Os serviços oferecidos em um posto de combustível vão muito além de simplesmente abastecer um veículo. Hoje, quem procura um posto também encontra serviços como calibragem dos pneus; lavagem; troca de óleo; entre outros. Esse aumento na oferta de serviços tem exigido dos estabelecimentos um maior controle fiscal, que para manter o crescimento exponencial e evitar penalidades legais, atualizou e modernizou os sistemas internos para aderir as novas exigências fiscais do mercado e aderir a nota fiscal de consumidor eletrônica ou ao S@T CFE.

A parceria entre a Inventti e EC5 viabiliza o aumento da segurança fiscal por meio da integração dos sistemas das empresas para atender o segmento de postos de combustível e lojas de conveniência. O uso de sistemas de automação menos complexos e que garantam o atendimento do fluxo de clientes, mesmo em situações sem conexão com o FISCO é fundamental para a operação desse tipo de negócio.

“Ao unir as nossas soluções conseguimos simplificar os processos internos de cada rede de postos de combustível e de suas franqueadas, tornando-os mais robustos e transparentes. Dessa forma, alcançamos uma redução nos custos de manutenção e aumentamos o foco no desenvolvimento das soluções para o negócio”, comenta Jorge Lessa, Diretor Técnico da EC5 Informática

Com a parceria, os postos de gasolina e lojas de conveniência desse segmento passaram a ter acesso a uma ferramenta mais completa, robusta e moderna que facilita a emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e), agilizando o atendimento. “Ao integrar os procedimentos, foi possível descomplicar as ações, deixando-as mais seguras e transparentes”.

Muitos não se dão conta, mas um posto de combustível possui uma série de exigências da ANP (Agência Nacional do Petróleo), além de transacionar diversos documentos fiscais eletrônicos como emissão de NF-e, NFC-e e S@T CF-e. Quando a empresa possui frota própria precisa emitir o MDF-e, CT-e e NFS-e para o transporte. Há o aspecto do recebimento dos documentos como NF-e e CT-e. Todo este cenário fiscal precisa também considerar a custódia dos documentos fiscais por 5 anos. “É aqui que entra a Inventti, que oferece todo o pacote de atualização fiscal constante e a opção de custódia destes documentos fiscais na nuvem, permitindo o compartilhamento, escrituração e recuperação dos documentos fiscais. Assim a EC5 faz o que há de melhor em termos de negócio e simplifica o cenário fiscal”, explica Tibério César Valcanaia, diretor Técnico da Inventti.

Números
Desde 2015, quando a parceria foi firmada, a Inventti passou a atender mais de 700 postos de combustíveis, da segunda maior rede do Brasil, área da qual a EC5 possui grande expertise.

Como este setor do comércio possui um sistema complexo que envolve diversos tipos de atividades, foi possível registrar a emissão de mais de 76.000 NFC-e por dia, o que totaliza 2.280.00 milhões NFC-e por mês: 27 milhões por ano.

A escolha da Inventti

A EC-5 procurava uma solução prática, de integração simples e que não comprometesse a base instalada (o foco era evitar novos investimentos). A solução precisava ser robusta para atender a demanda do setor e simples para facilitar o dia a dia do atendimento sem comprometer a rotina dos postos de combustível e de suas franqueadas.

Com a nova realidade de documentos fiscais, a medida que a ECF (Emissor de Cupom Fiscal) dá espaço aos documentos fiscais eletrônicos, estamos trabalhando novas formas de simplificar a operação, por exemplo, podemos agora abastecer e cobrar o cliente sem que ele precise se dirigir ao caixa para receber o cupom fiscal. Equipamentos de cartão de crédito mais modernos já permitirão, cobrança, tratamento da NFC-e e integração com a gestão do posto, franqueador e franqueados.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.