book_icon

Scopus recebe prêmio por projeto de inovação em moedas virtuais

O projeto Inovação em Moedas Virtuais, desenvolvido pela Scopus com o objetivo de facilitar a transferência de valores em dinheiro entre pessoas que não têm conta no mesmo banco, acaba de receber o Prêmio Relatório Bancário 2017, na categoria Internet. A premiação – uma das mais importantes do setor financeiro – contempla os cases de destaque em 21 categorias, eleitos por uma comissão de avaliação formada por especialistas e formadores de opinião ligados ao mercado financeiro.

O projeto da Scopus resultou em uma aplicação baseada na tecnologia de criptomoedas, que tem como principal benefício a comodidade do cliente que precisa transferir um valor monetário para outra pessoa. A ideia é facilitar o repasse desse valor, de forma segura, evitando a necessidade de sacar o dinheiro ou de solicitar os dados bancários da pessoa para a realização da transferência, via internet ou ATM.

“A aplicação permite atribuir um vale digital à quantia que se quer transferir, criando um lastro em moeda real”, explica Oscar Dantas Vilcachagua, gerente de Inovação e Pesquisa da Scopus. “Uma vez lastreado, o vale pode ser repassado para outra pessoa por intermédio de redes sociais, como WhatsApp e Facebook, ou mesmo por SMS”, acrescenta. Ao receber o vale, a pessoa pode sacar o dinheiro em um ATM ou até mesmo utilizar o valor para pagar contas, fazer compras ou recarga de celular, por exemplo. Segundo Vilcachagua, a segurança da transação é garantida por elementos de criptografia associados ao vale digital.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.