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Google expande programa para massificar presença digital das PMEs

De olho num mercado de milhões pequenos negócios, empresa inclui novos recursos ao programa Google Meu Negócio
Google expande programa para massificar presença digital das PMEs

O universo das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) está no foco do Google. Não é para menos. Das 10 milhões de empresas existentes no Brasil, 52% das quais são PMEs e são responsáveis por 27% do PIB. Dessas, 40% não têm um site. Nesse contexto, a popularização dos smartphones criou uma nova geração de consumidores conectados que mudou o jeito das empresas fazerem negócios. Seja na busca ou na decisão da compra, é preciso estar atento às novas exigências. Em pesquisa, o Google identificou que hoje, 72% dos usuários confiam mais em um negócio quando ele aparece no resultado de uma busca on-line.

“Enquanto temos usuários tomando melhores decisões, temos prestadores de serviço caminhando para ficarem mais eficientes”, Fabio Coelho

“Digital deixou de significar ter um e-commerce ou acesso à internet. É uma alavanca de inclusão social e de opção econômica para muitas pessoas, principalmente para a tomada de decisão”, diz Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

É neste ​cenário ​que ​o ​Google ​avalia ​as ​oportunidade ​para ​as ​PMEs ​brasileiras e para melhorar a presença do setor no meio digital, a empresa anunciou a expansão do seu programa Meu Negócio. Lançada em março deste ano, o programa permite o a empresa faça a gestão de suas informações a partir de um perfil, que pode controlar informações publicadas na Busca e no Google Maps. Tudo de forma gratuita. Antes restrita a um pequeno grupo de empresas, a plataforma passa a ser aberta a todos.

“Quanto mais informações, melhor. Em nossa pesquisa identificamos que 65% dos usuários admitem que é mais provável que comprem de uma empresa que tenha site”, afirma Suzana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil.

A ferramenta oferece ainda um domínio personalizado ‘.negocio.site’. Segundo o gerente de marketing do Google, Luis Guilherme Brandão, o domínio ‘.com.br’ deve sair no ano que vem. Por enquanto, ele explica que o programa é voltado a atender os setores de bares e restaurantes, beleza, prestadores de serviço e vestuário. No futuro, os engenheiros do Google pretendem incluir na plataforma solução de meio de pagamento Google Pay e outros recursos.

Alguns recursos foram agregados à nova versão, como a possibilidade de as PMEs publicarem posts, que serão exibidos na busca do Google. Podem ser novidades sobre o negócio, ofertas de produtos ou promoções. Na prática, essas publicações podem funcionar como anúncios gratuitos.

A criação da conta é simples. O primeiro passo é acessar google.com.br/meunegocio e criar o cadastro da empresa. O segundo passo é com o Google, que faz um processo de verificação para garantir a segurança dos consumidores, confirmar que a empresa é real, e assegurar que quem está atendendo é o dono ou responsável. A verificação pode acontecer por meio de ligação telefônica, de um código enviado por Correio ou através da visita de um dos ​agentes ​de ​verificação ​do ​Google. Segundo Brandão, a operação de verificação acontece, por enquanto, em São Paulo, mas deve ser expandida para a área metropolitana da capital em breve.

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