book_icon

Inteligência Artificial será essencial no futuro do ambiente de trabalho

Pesquisa da Fujitsu revelou que muitas das práticas de trabalho, ferramentas de produtividade e ambientes físicos atuais podem desaparecer nos próximos oito anos
Inteligência Artificial será essencial no futuro do ambiente de trabalho

Uma pesquisa encomendada pela Fujitsu revelou que a Inteligência Artificial (AI) será um dos principais fatores na transformação do ambiente de trabalho até 2025. O estudo, feito pela empresa de pesquisa independente Pierre Audoin Consultants (PAC), revelou que muitas das práticas de trabalho, ferramentas de produtividade e ambientes físicos atuais podem desaparecer nos próximos oito anos.

“Com tecnologias como IA em destaque, começamos a ver surgir uma experiência de usuário mais personalizada que se adapta de forma dinâmica com base no contexto, localização e preferências”, Ramanan Ramakrishna

O estudo ressalta que, embora muitas empresas já se esforcem para se adaptar ao estilo e preferências dos funcionários, elas devem se preparar para uma era em que os trabalhadores estão sempre conectados, o trabalho remoto e flexível são comuns e os sistemas industriais tradicionais estão ultrapassados e devem ser reinventados.

A Fujitsu encomendou o estudo para explorar quais serão as estratégias eficazes para o ambiente de trabalho em 2025. O documento “Workplace 2025” (Ambiente de trabalho 2025, em tradução livre) destacou as mudanças sociais, evolução tecnológica, impacto ambiental, características de negócios e transformações demográficas como os principais fatores remodeladores do futuro do ambiente de trabalho.

De acordo com Alex Takaoka, diretor de vendas e serviços da Fujitsu Brasil, o mercado está cada vez mais dinâmico e o foco em redução de custo, aumento de produtividade, mobilidade e agilidade são tendências irreversíveis. O executivo acredita que definir estratégias para cada área da empresa será um diferencial. “Ao observar o cenário atual, podemos dizer que prospera quem é mais ágil e não necessariamente maior. O segredo é focar em geração de resultado: comece com as equipes de trabalho que precisam de mais mobilidade, como executivos e departamentos de vendas e em seguida foco em áreas com grandes volumes de usuários, e assim segmentando grupo a grupo.”

Ramanan Ramakrishna, chefe de inovação em serviços e portfólio da Fujitsu EMEIA, comenta que investir em estratégias e soluções no ambiente de trabalho é um passo crucial para manter os colaboradores e proporcionar uma experiência de usuário digital consistente. “Com tecnologias como IA em destaque, começamos a ver surgir uma experiência de usuário mais personalizada que se adapta de forma dinâmica com base no contexto, localização e preferências” afirma.

Ambiente de trabalho inteligente

Um dos destaques do estudo é o aumento constante da adoção de IA pelas empresas. Os analistas da PAC preveem que o ritmo de mudança deve continuar a acelerar até 2025 e impactará todos os aspectos dos ambientes de trabalho futuros. A IA já é capaz de conduzir um número de tarefas cada vez maior e começa a ter um impacto de longo alcance em quase todos os aspectos, desde o local de trabalho até como as pessoas vivem e trabalham.

Segundo Ramakrishna, quando combinadas com agentes virtuais, controle de voz e wearables, essas tecnologias permitem uma experiência mais imersiva e colaborativa: “Se as empresas desejam manter o ritmo e criar uma estrutura adaptada para o ambiente de trabalho no futuro, elas devem desenvolver uma visão criteriosa dos papéis e das habilidades que serão necessárias a médio e longo prazo. E, após isso, planejar e estabelecer de forma eficaz as bases para todos os processos, desde a implementação de espaço de escritório e infraestrutura, até o desenvolvimento das habilidades técnicas necessárias para construir e apoiar uma força de trabalho que será reformulada pela IA” completa.

Dentre os benefícios da Inteligência Artificial, podemos destacar que a tecnologia automatiza tarefas e permite que os funcionários dediquem seu tempo às atividades mais complexas e de valor agregado para as empresas. Dentro dos escritórios, os colaboradores serão alocados de forma dinâmica perto de colegas com quem eles interagem com mais frequência e a tecnologia poderá cuidar de tarefas operacionais como agendamento do calendário e reservas de viagens. Os dispositivos portáteis, por sua vez, ajudarão as pessoas a autenticar dados e obter acesso a informações e sistemas em qualquer lugar, a qualquer hora.

Segundo o estudo, as empresas enfrentarão um efeito transformador no local de trabalho, impulsionado por mudanças demográficas, aumento da IA e desaparecimento do ambiente de escritório tradicional. De acordo com o diretor de pesquisa da PAC, Nick Mayes, a maioria das organizações já começou a estabelecer mudanças para o local de trabalho através da introdução de tecnologias – como assistentes virtuais digitais, por exemplo – enquanto a mudança para o ambiente de trabalho “digital”, tem sido conduzida por líderes empresariais e de TI.

Essas empresas voltadas para o futuro já têm uma visão para o seu ambiente de trabalho e planejam abraçar o novo papel desempenhado pelos funcionários a partir das mudanças causadas pela inteligência artificial. A Fujitsu recomenda que processos e práticas de trabalho também sejam envolvidos em uma estratégia eficiente para o ambiente de trabalho do futuro, e que a tecnologia seja vista como uma ferramenta para atender às necessidades do negócio, em vez de ser vista como uma solução autônoma. A pesquisa adverte, inclusive, que as empresas devem começar a promover uma cultura de inovação e colaboração, tanto dentro como fora de sua organização, e destaca que a tecnologia desatualizada e as práticas de trabalho ultrapassadas podem sufocar a produtividade e desmotivar os funcionários.

 

ambiente de trabalho

Fujitsu

Inteligência Artificial

pesquisa

previsão

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento