book_icon

Tecnologia Blockchain será tema de minicurso do CPqD em simpósio de segurança da SBC

A segurança de aplicações Blockchain será o tema do minicurso que o CPqD vai ministrar durante o SBSeg 2017 – Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, programado para o período de 06 a 09 de novembro, em Brasília. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento é o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates e troca de ideias e experiências entre a comunidade acadêmica e profissionais que atuam nas áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais. Sua programação é constituída de sessões técnicas, palestras, minicursos, workshops e tutoriais.

Um desses minicursos será ministrado por Alexandre Melo Braga, pesquisador em segurança de software e criptografia aplicada do CPqD, com base no trabalho Segurança de Aplicações Blockchain além das Criptomoedas – elaborado em conjunto com os pesquisadores Fernando Cezar Marino e Robson Romano dos Santos, também do CPqD. “Essa publicação, que tem um tom mais acadêmico, agrega nossas competências e trabalhos realizados envolvendo a tecnologia Blockchain, como prospecções tecnológicas, diversos webinars e whitepapers, por exemplo”, explica Braga. Ele adianta que o minicurso abordará essa tecnologia de modo mais amplo, utilizando as moedas criptográficas como exemplos, mas, principalmente, mostrando aos programadores de software e profissionais de segurança da informação os aspectos necessários para o desenvolvimento de aplicações seguras nessa área.

Com três horas e meia de duração, o minicurso está programado para o dia 09/11, na parte da manhã (a partir de 9h). Além disso, seu conteúdo será publicado como um capítulo (com 50 páginas) no livro Minicursos SBSeg 2017, a ser distribuído aos participantes do evento.

Em sua 17.ª edição, o SBSeg está sendo organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica e da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. Mais informações e a programação do evento estão disponíveis em https://sbseg2017.redes.unb.br/

Sobre o CPqD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.
www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento