book_icon

5 ameaças aterrorizantes que assustam os usuários

5 ameaças aterrorizantes que assustam os usuários

A ESET América Latina apresenta uma lista das principais ameaças que aterrorizam os usuários na época de Halloween

São Paulo, 31 de outubro de 2017 – Muitas ameaças cibernéticas buscam se aproveitar do pânico dos usuários para alcançar seus objetivos. Os ataques miram vítimas desavisadas e desprevenidas que clicam em armadilhas, baixam arquivos maliciosos ou inserem dados pessoais em sites desconhecidos.

Aproveitando a chegada do Halloween, o laboratório de investigação da ESET América Latina, líder em detecção proativa de ameaças, apresenta cinco tipos de ameaças que aterrorizam os internautas:

#1 – Os temíveis produtos mágicos para perder peso

Os atacantes utilizam técnicas para propagação com promoções incríveis, cupons exclusivos em redes sociais, descontos e brindes para aqueles que respondem as pesquisas. Deve-se estar atento para identificar os sinais de que um site ou e-mail são falsos. Usuários que clicam sem pensar nas consequências acabam sendo enganados e terminam por propagar os golpes. Assim, quando oferecerem presentes incríveis, produtos mágicos e promoções fabulosas, o mais recomendado é estar alerta para detectá-los e evitar virar mais uma vítima.

#2 – As horripilantes fraudes do suporte técnico

Este tipo de fraude é muito básico e simples. O golpista telefona para a vítima e tenta convence-la de que existe um problema em seu computador. Em seguida, ele pede que o usuário pague a suposta empresa que está ligando para que esta solucione o problema remotamente. Desta forma, o golpista pode acessar as informações da vítima e até mesmo instalar um software malicioso. A melhor maneira para evitar este tipo de problema é não dar acesso ao seu PC, de nenhuma pessoa em quem não se possa (ou deva) confiar.

#3 – O assustador roubo de identidade

O roubo de identidade sempre foi algo preocupante, já que os dados roubados podem ser usados para cometer fraudes. Existem muitas informações que podem ser associadas às pessoas como, endereço de e-mail, perfis de redes sociais e informações de banco. Tudo isso é de interesse dos cibercriminosos, já que, possuir esses dados pode representar um grande benefício econômico. Uma combinação de ferramentas de segurança e boas prática, além de educação e conscientização, são fundamentais para proteger-se dessas ameaças.

#4- O terrível negócio dos cliques

Uma das ameaças mais temidas é o spam. Esses e-mails enchem a caixa de entrada e oferecem desde serviços de hospedagem gratuita na nuvem até remédios contra calvície. De modo geral, essas mensagens vêm de empresas legítimas que visam oferecer seus produtos e serviços para serem conhecidos pelos usuários. Por isso, é necessário que o internauta tenha cuidado em onde clica, já que ele poderá ser redirecionado a sites que querem roubar informações pessoais ou até mesmo baixar conteúdos maliciosos em seu computador.

#5 – O fantasma do Scareware

O Scareware (programa intimidador) é um software que tenta assustar e enganar o usuário para que ele tome um determinado curso de ação. O mais comum é aquele que se passa por um produto antivírus que mostra um aviso sobre os problemas de segurança presentes no computador com o objetivo de que as pessoas paguem os golpistas ou baixem os códigos maliciosos na rede. Em alguns casos mais assustadores, quando não conseguem intimidar os usuários, os golpistas recorrem a táticas de ransomware e exigem um pagamento após uma ameaça mais evidente.

Nenhuma dessas ameaças pode assustar os usuários que seguem os conselhos e aplicam boas práticas, como por exemplo usar uma solução de segurança e manter o software atualizado. Que neste Halloween o único medo seja dos filmes de terror e não as ameaças cibernéticas.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.