book_icon

Inventti orienta: cinco estratégias para aumentar a produtividade da sua equipe em novos projetos

Foco é fundamental para reduzir custos com a equipe de desenvolvimento

São Paulo, outubro de 2017 – O desenvolvimento de um projeto de TI exige muitos recursos. É necessário foco, integração e empenho para garantir os melhores custos e evitar o desperdício de tempo da equipe e dinheiro investido. Para garantir que um projeto de desenvolvimento de sistema seja executado da melhor forma possível, a Inventti, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão de documentos ficais, apresenta algumas dicas. Confira:

1. Defina o projeto com clareza

A primeira etapa de um projeto é a o planejamento. Nele está o escopo do projeto e todas as informações das ações que serão realizadas para atingir o objetivo final. Como definir o projeto com clareza?

• Comece definindo uma metodologia;
• Estabeleça as necessidades e expectativas do cliente;
• Defina o escopo do projeto distribuindo responsabilidades;
• Defina o objetivo do projeto;
• Mapeie os riscos;
• Definas os meios de comunicação entre as equipes.

“É melhor gastar um pouco mais de tempo planejando, para depois não ter que perder horas corrigindo possíveis erros, o que significa perder dinheiro”, explica Reinaldo Oliveira, diretor Comercial da Inventti. “Fazer um mapeamento de todos os investimentos, como o custo das ferramentas que serão utilizadas, o gerenciamento da equipe e, claro, relacionar isso ao preço que irá somar ao custo do desenvolvimento do projeto”, relata o diretor.

2. Determine a equipe ideal

É importante definir qual a quantidade mínima de pessoas que precisam estar envolvidas no projeto. Avalie se a empresa tem o número de colaboradores necessários, se eles estão adequados ao perfil do projeto, ou se será necessário fazer novas contratações.

3. Estabeleça metas de execução

Defina o número de horas de trabalho para o projeto. Com esse tempo estipulado e com as ações dirigidas para os membros da equipe, é possível evitar desperdício de tempo e atrasos na entrega.

No decorrer do projeto, as avaliações devem ser constantes e regulares, para garantir o cumprimento das metas. Se for observado que as ações definidas no espoco inicial não estão sendo cumpridas dentro do prazo determinado, é preciso agir rápido para tomar decisões como o redimensionamento de tempo para cada atividade e até alocar novos colaboradores na equipe.

Existem no mercado diversas ferramentas de gestão de tempo para projetos, tais como a Redmine e a Basecamp.

4. Tenha flexibilidade

Mesmo investindo em planejamento, podem acontecer alterações no projeto. Muitas variáveis que podem gerar mudanças no escopo, como novidades na legislação vigente e revisões estratégicas do cliente.

Se você já tiver listado a possibilidade de variáveis no início do projeto e também as ações previstas para lidar com elas, vai conseguir responder com agilidade e evitar desperdício de tempo.

“É interessante associar os problemas que podem acontecer com a as soluções que podem ser tomadas para que você esteja preparado”, destaca Oliveira.

5. Fique atento às etapas mais longas

Na maioria das vezes, as etapas mais longas dos projetos são a execução e os testes. Na fase de execução é colocado em prática aquilo que foi planejado inicialmente. É aqui propriamente que o sistema é desenvolvido.
Já nos testes, o sistema é apresentado ao cliente e validado pelos usuários antes da entrada em produção, assim chegando a etapa final, chamada Go-live.

As etapas de testes e Go-live são sempre consideradas muito críticas, pois é nesse ponto que o produto tem que estar maduro suficiente para atender às necessidades do cliente. Seguindo a linha de um planejamento funcional com o desenvolvimento de um bom escopo, o tempo de Go live será alcançado com sucesso, levando em consideração que o gerente de projetos calculou todas as variáveis e custos. Sendo assim, será provável que o processo ocorra no tempo esperado.

“Prestando atenção nesses cinco itens, você consegue ajustar o planejamento do seu projeto para atender aos prazos estabelecidos, e contribuindo para que o produto final atenda as expectativas reais do seu cliente”, finaliza o executivo.

Sobre a Inventti

A Inventti é uma empresa nacional especializada em soluções tecnológicas para gestão de documentos fiscais eletrônicos. Com 10 anos de mercado, a empresa foi uma das pioneiras na implantação da Nota Fiscal Eletrônica no Brasil, atende hoje mais de 15.000 clientes e possui um índice de satisfação de 98%.

O foco da Inventti é simplificar e agilizar os processos de gestão de documentos de empresas de todos os portes, seja atuando diretamente ou por meio de parceiros de negócio. Além de fornecer soluções com qualidade e preço justo, a Inventti preza pela aplicação de inovação e alta tecnologia na área de e-Docs e gestão empresarial.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.