O Forcepoint Security Labs encontrou uma campanha Trickbot em andamento que parece ter como alvo as criptomoedas. Segundo a empresa, o Trickbot, um Trojan bancário conhecido tradicionalmente por atacar instituições financeiras, focou ataques no Paypal e depois expandiu sua lista de alvos para instituições dos países nórdicos.
A campanha atual usa o Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) como isca de engenharia social e Reino Unido, Canadá e França são os três principais alvos, embora a maioria dos destinatários tenha “.com” como domínio de topo (TLD).
Ao enviar um email em nome da instituição canadense, os cibercriminosos enviam um documento disfarçado como um anexo do CIBC que Ele contém um downloader macro. Ao fazer o download do arquivo uma variante do Trickbot é executada.
Segundo a empresa, a variante do Trickbot baixada possui a etiqueta do grupo “kas2”. Os arquivos de configuração descriptografados contêm uma lista de destinos já vistos em campanhas anteriores, com uma exceção: o site coinbase.com foi adicionado aos sites monitorados para injeções na web.
Coinbase é um site de câmbio de criptomoedas que opera com Bitcoin, Litecoin, Ethereum e outros ativos digitais. Com o Coinbase como alvo, moedas não-tradicionais agora também estão em risco de serem roubadas de potenciais vítimas do trojan bancário Trickbot.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo