book_icon

Gerenciamento de ativos e solução na nuvem promovem redução de custos para Grupo Arcel

Até 2020, empresários esperam que 41% das receitas sejam motivadas por negócios digitais, segundo pesquisa do Gartner. Os dados também apontam que a transformação dos negócios digitais está ligada à criação de uma visão industrial da área de TI. Para empresas que trabalham com grande quantidade de ativos, as tecnologias digitais automatizam as operações em larga escala, como as soluções de software.

O SAM é uma solução de gerenciamento de ativos de software que trouxe resultados eficazes para a área de TI do Grupo Arcel. A Brasoftware, uma das principais parceiras da Microsoft e líder na gestão de contrato e serviços on-line da fabricante, é quem fez a implementação deste projeto juntamente com a migração para o Microsoft Office 365.

Criado pelo imigrante português Armindo Dias, o Grupo Arcel é uma das maiores holdings do interior de São Paulo, responsável por empresas da rede hoteleira e concessionárias de veículos. A centralização das suas atividades permitiu o gerenciamento das diversas empresas, que hoje incluem oito concessionárias da Fiat, Ford e Volkswagen e cinco hotéis, dentre eles o Royal Palm Plaza, na Rodovia Anhanguera, em São Paulo.

Com o desafio de obter um gerenciamento de ativos eficaz que pudesse trazer mais produtividade à Arcel, a Brasoftware propôs um projeto de SAM (Software Asset Management) e de Office 365. “Essa visão nos ajudou a estar em conformidade e gerir melhor nossos ativos, atrelados à migração de soluções para a nuvem”, contaram Rafael Lima, Gerente Geral de TI, e Luis Guilherme Teixeira, Gerente de Infraestrutura de TI, do Grupo Arcel.

Após a execução do SAM, a Arcel passou a ter um painel de controle, onde pode identificar oportunidades de otimização de hardware e licenciamento de software. “Com nosso projeto, o cliente tem uma fotografia dinâmica dos seus ativos, e através da análise de uso e instalação, conseguimos mostrar onde poderiam otimizar os investimentos. Isso trouxe uma nova gestão e ampliação das políticas internas”, ressaltou Fernando Brito, Gerente de SAM na Brasoftware.

O projeto de migração para o Office 365 ajudou a agregar novos recursos da plataforma de nuvem trazendo para o time de TI uma infraestrutura simplificada, resultando em corte de gastos. Além disso, a equipe comercial ampliou os processos de comunicação interna, utilizando o Skype For Business. “Os executivos tinham que se deslocar semanalmente do escritório corporativo em São Paulo até Campinas para fazer reuniões, resultando em custo elevado de viagens ou ainda, com telefonia”, disse Rafael.

Com a implantação do Skype for Business, recurso do Office 365, a Arcel organizou workshops para orientar seus colaboradores sobre os novos recursos da tecnologia Microsoft e conseguiu uma economia significativa. “Migrar para soluções de nuvem Microsoft e melhorar a gestão de ativos proporcionaram uma redução de gastos de 180 mil dólares a cada renovação dos nossos contratos”, revelou Luis.

Além de aumentar o aproveitamento dos recursos de TI, a Brasoftware abriu as portas para uma parceria mais próxima entre a Microsoft e a Arcel. “A proximidade entre as áreas comercial e técnica da Brasoftware, e também a forte parceria com a Microsoft, certamente influenciaram na escolha desta parceria”, afirmou Luis.

Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI – SP são alguns dos clientes da empresa.
Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

Sobre o Grupo Arcel

O Grupo Arcel é uma holding que se destaca entre as maiores do Brasil. Independente e localizada no interior de São Paulo, foi fundada oficialmente em 1997 e, hoje, administra negócios em plena expansão nos mais diversos segmentos, como concessionárias de veículos, hotelaria e empreendimentos imobiliários por todo o país.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.