book_icon

Portal avalia nível de maturidade ética das empresas

Plataforma avalia nível ético das empresas com conteúdos educativos para apoiá-las na jornada de adoção e evolução de melhores práticas de gestão e ética
Portal avalia nível de maturidade ética das empresas

A consultoria global Protiviti, especializada em gestão de riscos e compliance, lançou uma nova página na internet para orientar empresas no desenvolvimento de um programa efetivo de compliance. A plataforma oferece às companhias de todos os portes um serviço gratuito de avaliação para medir o grau de aderência em práticas de compliance e ainda funciona como um guia para a implantação e evolução deste processo.

O diferencial da plataforma é a abordagem educativa, de linguagem simples, que reúne num único ambiente online as principais recomendações para as companhias desenvolverem um programa efetivo de compliance

A avaliação é feita por meio do site www.portaldecompliance.com.br, que disponibiliza às companhias interessadas um questionário de múltipla escolha com perguntas referentes ao histórico da empresa, às suas ações de compliance e sobre sua atuação. Automaticamente a empresa recebe a avaliação do seu nível de maturidade com a classificação da sua aderência às conformidades – alta, média ou baixa, e na sequencia é disponibilizada uma análise detalhada.

O objetivo do novo portal é facilitar o entendimento do mercado sobre o tema compliance tanto para empresas que já possuem programas de conformidades como para organizações que precisam desenvolver o assunto para a proteção dos seus negócios. De acordo com a Protiviti, o diferencial da plataforma é a abordagem educativa, de linguagem simples, que reúne num único ambiente online as principais recomendações para as companhias desenvolverem um programa efetivo de compliance com ferramentas que permitam a implementação, a comunicação e o controle de normas e boas práticas em todas as camadas da empresa.

“Somos a única consultoria reconhecida como Empresa Pró-Ética, e por dois anos consecutivos, o que nos dá a missão de educar o mercado e auxiliar as outras empresas. Ou seja, é importante praticar aquilo que recomendamos através de melhorias focadas no cumprimento das regulações, assim como ajudar a promover a disseminação da cultura ética e de compliance no Brasil”, diz Jefferson Kiyohara, Líder da Prática de Riscos & Compliance da Protiviti.

Além de ser um serviço de utilidade pública, os dados registrados no Portal, que são confidencias, dão origem à pesquisa Nível de Maturidade de Compliance das Organizações Brasileiras, produzida e divulgada pelo Protiviti anualmente. Somente na edição 2016, a consultoria coletou a informação de 642 empresas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.