book_icon

Programa ‘Energia da Claro’ cresce, agora com mais três usinas solares

As conexões realizadas ao longo de 2022 nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte correspondem a 14,2 MWp. Elas se somam às nove unidades (48 MWp) entregues pela multinacional francesa à operadora até 2021

Programa ‘Energia da Claro’ cresce, agora com mais três usinas solares

Mais três usinas solares fornecidas pela GreenYellow, com a capacidade instalada total de 14,2 MWp, passaram a integrar em 2022 o programa “Energia da Claro”, iniciativa da Claro que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil. As unidades fotovoltaicas localizadas nas cidades de Macaíba (4,46 MWp), no Rio Grande do Norte, Barra do Jacaré (2,36 MWp) e Ouro Verde (7,37 MWp), ambas no estado de São Paulo, fazem parte de um contrato de longa duração entre a operadora e a multinacional francesa.

Atualmente, as 70 usinas contempladas pela iniciativa abastecem mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem mais de 60% das antenas da Claro com energia renovável

Segundo Marcelo Xavier, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil, até o fim do ano passado, a empresa já havia entregado à Claro nove usinas, que reúnem 48 MWp, equivalentes a produção anual de 123,1 GWh. Além disso, em 2023, a previsão é que sejam conectadas mais quatro unidades com capacidade instalada de 14,2 MWp. “Essa parceria é muito relevante para a GreenYellow pelo fato de representar a participação da companhia em um programa de transição energética tão significativo do cliente. Esses projetos reforçam o posicionamento da empresa como um player de infraestrutura no País”, afirma Xavier.

A iniciativa vai totalmente ao encontro do conceito do programa da Claro, uma vez que deve gerar 28,3 GWh de energia por ano, valor que corresponde ao consumo de mais de 14 mil residências, capaz de evitar a emissão de 2.800 mil toneladas de CO² no ambiente no mesmo período.

Para Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro, a parceria entre as empresas é fundamental na medida em que contribui para acelerar o programa de autoconsumo remoto desenvolvido pela operadora. “A frente de energia solar representa uma expressiva fatia do ‘Energia da Claro’ e a GreenYellow vem nos atendendo, com usinas especialmente desenvolvidas de acordo com nossas necessidades, em diversas regiões do país desde o início. Muito do sucesso conquistado pela Claro no setor de energia se deve à relação de confiança que construímos com parceiros como a GreenYellow”, diz Silva.

Implementado em 2017, o programa ‘Energia da Claro’ é considerado um dos maiores programas de geração distribuída de energia do País entre empresas privadas. Atualmente, as 70 usinas contempladas pela iniciativa abastecem mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem mais de 60% das antenas da Claro com energia renovável.

Sobre a GreenYellow
A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização e Gestão de Energia. De origem francesa, a empresa tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2650 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia anual de energia com os projetos de eficiência energética da GreenYellow totaliza 230 GWh, o suficiente para abastecer mais de 118 mil casas em um ano. Em Energia solar, possui mais de 60 usinas em construção ou operação, somando 150 MWp de potência instalada.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.