book_icon

Elipse E3 monitora as usinas solares da Clemar Engenharia

Elipse E3 monitora as usinas solares da Clemar Engenharia

Em busca de monitorar o desempenho das suas usinas solares sediadas em Palhoça e Florianópolis, em Santa Catarina, a Clemar Engenharia, empresa desenvolvedora de soluções completas de engenharia, decidiu utilizar o Elipse E3. Com a plataforma da Elipse Software, especializada em soluções para automação de processos, a Clemar consegue monitorar a energia, em kW e kW/h, que está sendo gerada pelas usinas em tempo real, assim como a já produzida desde o início de suas operações.

O software torna possível supervisionar as variáveis de desempenho das Strings, exibindo, inclusive, o percentual da energia que está sendo produzida em comparação à capacidade total de cada uma delas. As grandezas relacionadas ao fornecimento de energia realizado pela Celesc ao quadro geral de distribuição das usinas também são supervisionadas pelo software, assim como o status dos inversores.

O E3 permite também analisar graficamente qual foi a energia gerada nos últimos meses, dias e horas. Somado a isto, o software monitora o “crédito” obtido no mês fruto da energia excedente produzida, mas não utilizada. Graças ao sistema de geração distribuída (sistema Grid-tie), criado pela Aneel em 2015, a Clemar pode atuar em regime de compensação com a Celesc, de modo a compartilhar esta energia excedente com a rede, conquistando créditos na fatura. Para reforçar ainda mais este controle, o E3 exibe o valor em reais correspondente a esta economia e que deverá ser descontado na próxima fatura.

Não só preocupado com o monitoramento da energia, o software calcula o fator de CO2, ou seja, o montante de CO2 por kW/h não lançado à atmosfera via a energia limpa produzida pelas usinas fotovoltaicas, tanto em tempo real quanto o total acumulado desde o início de suas operações. O E3 possui também um sistema de alarme que notifica a Clemar, via SMS, caso haja um problema nas usinas. Por fim, a solução faz uma previsão da quantidade de energia que deverá ser gerada nos próximos meses.

“Tivemos uma redução considerável nos custos com energia desde o início de operação das usinas. Isto não só pelo uso de uma fonte renovável, mas também pela automação e controle oferecidos pelo E3”, afirmou Fernando Bolwerk Cruz, Engenheiro Eletricista da Clemar.

Mais informações no case – https://www.elipse.com.br/case/elipse-e3-monitora-o-desempenho-das-usinas-solares-da-clemar-engenharia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.