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Prefeituras otimizam serviços e atendimentos ao cidadão com uso de Cloud Computing

Prefeitura de Rio do Sul, por exemplo, qualificou atendimento por meio da integração de soluções digitais. Medida também é eficaz em situações envolvendo desastres naturais, que podem impactar a rotina dos serviços.

Com ambiente 100% em nuvem, a prefeitura de Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí (SC), é um dos exemplos que podem ser citados quando o assunto é o uso de Cloud Computing na gestão pública. A administração municipal adotou o Atende.net, sistema do tipo Enterprise Resource Planning (ERP) criado pela IPM Sistemas para integração de processos em uma única base. Também associou ao sistema os recursos oferecidos pela Google por meio do G Suite, cuja operação também é baseada em nuvem. As ferramentas da gigante norte-americana foram integradas pela Qi Network, uma das cinco Google Premier Partner do Brasil.

Aplicativos como o Gmail, Hangouts, Google Drive, Google Agenda e outros podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente, simplificando processos internos e disponibilizando os dados de forma centralizada e única, com acesso controlado e visível apenas à pessoas autorizadas. Outro ganho com a adoção do G Suite é a redução na impressão em papel, favorecendo o meio ambiente e reduzindo mais custos.

O uso das ferramentas digitais agiliza, ainda, o atendimento oferecido aos cidadãos, além de otimizar o trabalho desempenhado pelos servidores públicos. A adoção do Cloud Computing na gestão pública é um fator positivo ao considerar a seguinte estatística: a realização de serviços em ambiente digital pode reduzir em até 97% os gastos dos cofres públicos em comparação com os processos feitos presencialmente, de acordo com dados apresentados no X Congresso Consad de Gestão Pública.

Medida também é eficaz para gerenciamento de crise em casos de desastres naturais

Durante a enchente ocasionada pelo Rio Itajaí-Açu em junho de 2017, Rio do Sul foi uma das cidades mais atingidas: cerca de dezoito mil pessoas foram afetadas – mil delas foram desalojadas. Diferente de outras ocasiões semelhantes no passado, quando a prefeitura também sofria danos e ficava sem comunicação, o uso da tecnologia permitiu agilizar as ações em benefício da população e reduzir danos, sobretudo, minimizando o risco da perda de informações e interrupção de serviços.

Um dos recursos, fruto da integração de ambas as tecnologias pela administração municipal, é o novo Portal do Cidadão, que reúne mais de 4,3 mil usuários registrados. Diferentemente de soluções baseadas em desktop, o sistema está disponível 24 horas por dia ao público, e mantém os dados armazenados em data centers com segurança reforçada e acessibilidade contínua. A medida facilita o cruzamento de informações e aumenta a transparência da administração.

Uso do sistema fornece benefícios para servidores e cidadãos

Para o CIO e cofundador da Qi Network Henrique Augusto Araújo, a migração da infraestrutura pública para a nuvem pode ser considerada uma forma de conscientizar os gastos públicos. “Além de resolver definitivamente uma série de problemas, a computação em nuvem também elimina altos gastos recorrentes em licenças e hardware” enfatiza ele. Aldo Mees, diretor-presidente da IPM Sistemas, também ressalta a redução de custos para o executivo municipal com o uso da tecnologia. “A computação em nuvem também é mais econômica, porque retira da prefeitura o valor de aquisição e manutenção dos equipamentos e da contratação de equipes especializadas, que são responsabilidade do prestador do serviço”, explica.

De acordo com Aldo Mees, a computação em nuvem permite elevar a gestão pública a outro patamar. Ele explica que em prefeituras como a de Rio do Sul são oferecidas soluções que permitem aproximar os cidadãos dos órgãos públicos, promovendo a interação deles com a administração da cidade de onde estiverem, por meio de smartphones e tablets, em tempo real. “Além de socializar o uso do sistema de gestão nas prefeituras, é o que há de mais moderno em processamento, armazenamento e disponibilização de informações. Promove um aumento significativo da produtividade e da qualidade do serviço prestado”, ressalta Aldo.

Sobre a Qi Network
Fundada em 2011 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, a Qi Network é referência em educar o mercado sobre as vantagens que a Computação em Nuvem trás para a evolução das empresas. Um dos cinco Google Cloud Premium Partner do Brasil, oferece a otimização de processos e redução de custos por meio da tecnologia Google, seus produtos e serviços. Também são parceiros Google for Education e Google for Nonprofits, este último focado em organizações sem fins lucrativos. Possuem 700 clientes espalhados em todo o Brasil, auxiliados por uma equipe em crescimento, atualmente formada por 30 profissionais. Site: www.qinetwork.com.br.

Sobre a IPM
A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País. Site: www.ipm.com.br

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