book_icon

CPqD e editora Springer lançam livro sobre tecnologias cognitivas

As tecnologias cognitivas são o assunto do novo livro da série internacional Telecommunications and Information Technology, publicada pelo CPqD em conjunto com a editora Springer – e já à venda no site da editora. Trata-se do segundo título dessa série, que tem o objetivo de disseminar globalmente os resultados das pesquisas e as inovações tecnológicas desenvolvidas no CPqD em diversas áreas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

“Ao divulgar suas competências para o mercado internacional, o CPqD abre oportunidades para novas parcerias com instituições de pesquisa e desenvolvimento e empresas globais que atuam em áreas de interesse comum. E isso vai ao encontro do nosso foco de promover a inovação aberta”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD e um dos editores do novo livro – junto com Alan Godoy Souza Mello, Fabrício Lira Figueiredo e Rafael Carvalho Figueiredo.

Com o título Cognitive Technologies, a publicação – toda em inglês – apresenta uma série de aplicações dessa tecnologia atualmente em desenvolvimento no CPqD: de métodos estatísticos clássicos e técnicas de machine learning a aplicações em redes sem fio e em redes de comunicações ópticas. A primeira parte do livro é dedicada às aplicações clássicas das tecnologias cognitivas, como processamento de fala, modelos estatísticos, redes neurais, etc. Na segunda parte, os capítulos abordam a utilização de tecnologias cognitivas em redes wireless visando a otimização dinâmica do desempenho e a adaptação automática do sistema a eventuais mudanças no ambiente de operação de radiofrequência – entre os assuntos tratados nesse tópico, destacam-se as redes de rádio cognitivo e suas aplicações em operações de missão crítica e as redes 5G wireless mesh cognitivas. A última parte é dedicada ao uso de tecnologias cognitivas aplicadas a redes de comunicação óptica, especialmente para a reconfiguração de dispositivos de rede – como amplificadores de sinais ópticos (EDFA).

Os interessados em adquirir o livro Cognitive Technologies podem acessar o site da editora Springer – endereço https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-53753-5. Seu preço é US$ 99 (90,47 euros). O site traz também o primeiro livro da série publicada com o CPqD, que tem o título Long Term Evolution – 4G and Beyond.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.