• Em 2021, 90% da população mundial terá cobertura desse tipo de rede, por isso são necessárias soluções que garantam a conectividade wireless também no interior das construções
As pessoas passam grande parte do seu tempo dentro de construções. Seja em escritórios, escolas, residências ou lugares de entretenimento, os usuários esperam sempre estar conectados à rede wireless. Porém, em muitas ocasiões a qualidade da conexão é fraca ou instável no interior das construções, o que pode ser um problema real para as operadoras de serviços de rede, que tentam garantir alta qualidade de serviço para os clientes e a melhor utilização de seus recursos.
No mundo o constante aumento na demanda de conectividade sem fio continuará desafiando as operadoras, e a América Latina não é exceção. De acordo com estimativas, calcula-se que para o ano de 2021, 90% da população mundial estará sob a cobertura de redes de banda larga móvel*. Vale considerar que aproximadamente 80% das conexões móveis acontecem no interior de construções, mas apenas 2% conta com redes celulares internas adequadas para satisfazer esta demanda. Enfrentar esse desafio na região surge como una tarefa complexa.
“Embora atualmente já existam exemplos de lugares com soluções de conexão sem fio internas – em sua maioria estádios e lugares de alto tráfego/densidade – muitos deles foram resolvidos com soluções passivas. A região ainda não alcançou o ponto chave para as soluções sem fio internas em grande escala, dedicadas e ativas, porém nos encaminhamos para essa direção”, afirma Luciano Adami, Diretor de Vendas de DAS e Small Cells da CommScope.
Em regiões como Estados Unidos e Europa, os avanços são maiores. A cultura com enfoque na experiência do usuário e a exigência de maior conectividade dentro das infraestruturas foi primordial para seguir desenvolvendo soluções em ambientes internos. Porém na região conhecida como CALA (Caribe e América Latina) o caminho ainda é longo para gerar uma cultura de soluções ativas focadas nos ambientes internos.
“Trata-se de reunir as melhores práticas desenvolvidas ao longo dos últimos anos de experiência e milhares de sistemas de antenas distribuídas (DAS) implementados. São diversos os benefícios que as soluções como as small cells e as novas tendências de soluções DAS podem oferecer por meio do sistema C-RAN e da virtualização. Como melhor cobertura interna, experiências dos usuários e crescimento rentável, junto com economia sustentável dos recursos lógicos e físicos. Espera-se que isto conduza a uma verdadeira cultura de soluções internas dedicadas, sejam elas ativas, passivas ou híbridas.”
Para Adami, esse deverá ser um trabalho conjunto entre operadoras e provedores de toda a região, colaborando para enfrentar os desafios de conectividade wireless, bem como encontrar as soluções mais eficientes para garantir um alto nível de serviço de conectividade.
“Para nós, na CommScope, é uma missão fundamental contar com as soluções adequadas para as necessidades de diferentes perfis de usuários, e desta maneira apoiar nossos clientes nos desafios que a tecnologia frequentemente apresenta. Estamos trabalhando com as operadoras da América Latina e do Caribe para ajudá-las a analisar melhor os desafios do In-Building Wireless e a encontrar a solução adequada para suas necessidades atuais e futuras; estes são apenas os primeiros passos na região de uma corrida cada vez mais veloz e recorrente”, finaliza o Diretor de Vendas de DAS e Small Cells da CommScope.
*Ericson Mobility Report. Junho de 2016
Sobre a CommScope:
A CommScope (NASDAQ: COMM) ajuda empresas em todo o mundo no design, construção e gestão de suas redes com fio e wireless. Nosso amplo portfólio de soluções de infraestrutura inclui algumas das soluções wireless e de fibra óptica mais robustas e inovadoras do mundo. Nossa equipe global de grande talento e experiência se dedica a ajudar aos clientes a ampliar a largura de banda, maximizar a capacidade existente, melhorar o rendimento e disponibilidade da rede, contribuindo também com o aumento da eficiência energética e simplificando a migração tecnológica. Nossas soluções podem ser encontradas nos maiores edifícios, salas e espaços ao ar livre, nos data centers e edifícios de todas as formas, tamanhos e complexidade, nos cell sites wireless, nos headends de cabos, nas instalações FTTx, nos aeroportos, trens e túneis. As redes vitais ao redor do mundo funcionam com soluções da CommScope. Mais informações em: http://pt.commscope.com/
Contatos da CommScope para a imprensa:
Bruna Valentim
[email protected]
(55 11) 99446-062
Daniel dos Santos
[email protected]
(55 11) 99868-6904
Fabiana Macedo
[email protected]
(55 11) 98505-5282
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo