A RSI Redes, fornecedora de serviços e tecnologias customizadas para gestão de negócios, anuncia o lançamento de uma consultoria voltada para auxiliar as empresas no planejamento de adoção de tecnologias da Indústria 4.0. A metodologia desenvolvida pela empresa identifica quais problemas serão solucionados, com que tecnologias e sistemas, qual o custo e quais serão os resultados esperados, ou seja, apresenta uma visão holística de planejamento com a identificação clara dos problemas e iniciativas para resolvê-los.
“A Indústria 4.0 deixou de ser uma tendência e passou a estar no centro das pesquisas e estratégias das empresas que estão combinando serviços avançados de conectividade e automação, computação em nuvem, sensores e impressão 3D, algoritmos inteligentes e Internet das Coisas para transformar seus negócios”, esclarece Marcos Villas, sócio-fundador da RSI Redes e especialista no assunto.
A revolução industrial anterior, iniciada na década de 70, foi marcada pela introdução da TI e da automação nas indústrias, mas a corrida para implantar soluções isoladas naquela época gerou a necessidade de investimentos não previstos, assim que foi percebida a necessidade de integração e interoperabilidade entre estas soluções.
De acordo com Villas, a ideia deste novo serviço é orientar as indústrias de médio e grande porte a enxergarem como as tecnologias podem contribuir para os seus negócios, orientando-as na implementação integrada do conceito de Indústria 4.0, independentemente de marcas, soluções ou produtos.
No total, a empresa trabalhará na integração de oferta para 16 tecnologias, entre elas: blockchain, big data e analytics, drones, IoT, inteligência artificial, nuvem, realidade virtual etc. Além disso, a consultoria avaliará, em seus clientes, a maturidade da cobertura, da utilização e da integração de sistemas de informação industriais tais como SCADAs, MES, PIMS, PLM, WMS e TMS, entre outros.
A metodologia da consultoria para Indústria 4.0 da RSI Redes levou oito meses para ser criada e as principais etapas envolvem o levantamento de um diagnóstico detalhado, elaboração de cenários de adoção de novas tecnologias e elaboração de um planejamento para Indústria 4.0, sob medida. Os planejamentos serão de médio (um ano) e longo prazos (cinco anos), que dependendo de cada projeto conta também com a capacitação de funcionários.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela consultoria PwC, a Indústria 4.0 virou realidade, com resultados concretos que podem gerar ganhos simultâneos de eficiência, receita e custos, sem ter que optar por apenas um deles.
Ainda, o novo serviço promete dobrar a quantidade de clientes da empresa. “Nosso maior desafio será efetivar uma mudança de paradigma e compreensão das tecnologias no contexto das indústrias, pois ainda existe uma falta de cultura de planejamento nas empresas e falta de visão integrada da implementação do conceito”, finaliza Villas.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo