*Bruno Giembinsky
O processo de compras está ganhando cada vez mais destaque nos resultados financeiros das pequenas empresas. É através dele que os empresários negociam a melhor relação entre qualidade, preços, prazos de entregas e condições de pagamento de matérias-primas e produtos, para produção e vendas, com os fornecedores. Mas engana-se quem acha que o processo para por aí.
Outro procedimento inerente ao processo de compras que é imprescindível para os negócios, é o recebimento de mercadorias. Os recebimentos precisam ser meticulosamente monitorados, conferidos e contados, pois muitas vezes a empresa pode estar pagando mais do que foi acordado com o fornecedor.
Isso porque, em geral, as pequenas empresas não registram devidamente os pedidos de compra com os produtos adquiridos, quantidades, promoções, descontos e até os prazos, duramente negociados, e que, consequentemente, acabam não sendo considerados no momento do recebimento das mercadorias e pagamento. Ou seja, toda a ‘briga’ que os compradores tiveram para conseguir melhores condições, acaba sendo perdida ao longo dos procedimentos.
Em alguns casos, até mesmo a quantidade de cada produto comprado deixa de ser registrada, o que pode acarretar no descontrole do estoque e até em perdas financeiras, já que o que foi faturado pode não corresponder ao que foi realmente recebido. A empresa ainda poderá sofrer com a falta de insumos para produção e itens para venda, acarretando na perda de faturamento, além de não deixar outra escolha ao consumidor, a não ser procurar a concorrência.
E apesar de parecer um contrassenso, justamente o processo de compras, pode ser responsável pelo aumento do faturamento dos negócios, sem que isso signifique intensificar ou aumentar os esforços do time de vendas. Mas como isso é possível?
Através de uma gestão que permita visualizar o cenário da companhia como um todo, por exemplo, o time de compras pode usar as informações do corte dos pedidos de venda por não ter a mercadoria em estoque, do giro das mercadorias, do prazo de entrega dos fornecedores para otimizar o estoque, descobrir a mercadoria mais procurada pelos consumidores, e chegar no estoque mínimo ideal. Dessa forma, a empresa sempre tem produtos disponíveis para viabilizar o fluxo contínuo, deixando de perder faturamento por falta de produtos em estoque para vendas.
Com esses dados descritos acima, a empresa já pode negociar melhores preços com os fornecedores, com base no volume de compras e no tipo dos produtos requeridos, sem o risco de sofrer prejuízo, com recebimentos mal conferidos, além de alavancar as vendas, ao fidelizar os consumidores por sempre ter os produtos certos à disposição.
Por isso, quem compra bem, vende bem, evita prejuízos, fideliza os clientes, e se destaca no mercado em que atua. Portanto, contar com uma equipe de compras bem treinada, ágil e proativa, somada as metodologias e ferramentas de gestão capazes de acompanhar todo o processo interno do negócio, da cotação com o fornecedor à retirada dos produtos das prateleiras, pode colocar sua empresa no caminho certo!
*Bruno Giembinsky, Coordenador Nacional de Projetos e Serviços da Jiva
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo