book_icon

TegUp anuncia vencedores de seu programa de aceleração de startups focadas em logística

A TegUp, aceleradora de startups na área de logística criada pela Tegma, anunciou os três vencedores de seu programa de 2018: Pegaki, Trackage e Byond. A definição das startups encerra o segundo ciclo do programa e atraiu 59 inscritas. Delas, foram pré-selecionadas 39 e, após nova rodada de triagem, foram escolhidas as 14 finalistas de onde saíram as três escolhidas.
As startups poderão se beneficiar da integração ao ecossistema da Tegma, uma das mais importantes empresas de logística do país. Com isso, passarão a ter contato com parceiros, clientes, fornecedores e com a área de tecnologia da própria Tegma. Há, ainda, a possibilidade de receberem investimentos financeiros da TegUp para alavancar o crescimento e o desenvolvimento das ferramentas criadas.
Segundo destaca o diretor-presidente da Tegma, Gennaro Oddone, com a iniciativa de aproximação e incentivo às startups a empresa “está aprendendo muito, pois surgem novas ideias e nos aproximamos de novas tecnologias”. Também Pedro Neves, responsável pela área de Tecnologia da Informação da Tegma e líder do projeto da TegUp, ressalta o potencial inovador do programa: “por meio dele pretendemos revolucionar o setor de logística, atraindo e incentivando projetos digitais transformadores”.
As vencedoras
Conforme destacou Gennaro Oddone, as 14 selecionadas são vencedoras e todas poderão se beneficiar do relacionamento corporativo com a Tegma. As três classificadas, entretanto, receberam as maiores notas dentro do processo de seleção, feito a partir de critérios técnicos por um grupo de jurados que incluiu representantes da Tegma e de diversos clientes.
A Pegaki, classificada em primeiro lugar, reúne uma rede de pontos de retirada para produtos adquiridos por e-commerce. Segundo João Cristofolini, a participação no programa e escolha da empresa como primeira colocada representa uma oportunidade de alavancar as atividades. “Esperamos fazer negócio com a Tegma e com todas as startups que participaram do programa da TegUp”, afirmou.
A Trackage, classificada em segundo lugar, desenvolveu uma ferramenta de monitoramento inteligente da frota. Igor Espírito Santo Moreira, sócio da startup, ressaltou a importância do programa como forma de aproximar grandes corporações – como a Tegma – de empresas focadas na inovação tecnológica. Segundo assinalou, a participação no processo já trouxe benefícios concretos para a startup: “Houve um amadurecimento de toda a nossa equipe e um crescimento perceptível em pouco tempo, tanto na parte comercial quanto nas pessoas envolvidas com o desenvolvimento tecnológico”.
Também Gustavo Yugo da Cunha, representante da Byond – que oferece soluções completas de rastreabilidade, monitoramento e localização para a indústria – também ressalta os benefícios decorrentes da participação no programa da TegUp. Segundo disse, “numa startup estamos sempre sendo questionados sobre a viabilidade e escalabilidade do negócio. E ao sermos selecionados num programa como este, temos todo um pacote de benefícios formado pela experiência de grandes empresas, como a Tegma”. Para ele, o reconhecimento alcançado com a classificação entre os três vencedores “valida que há interesse real da empresa e de seus clientes no nosso negócio e nos deixa mais seguros em relação à abordagem comercial”.
Lucas Schettino, diretor de Operações de Veículos e Head de Negócios na TegUp, destacou o amadurecimento do programa, que tem sido referência no setor de Logística, reconhecido por parceiros e clientes. Finalizando o evento, José Carlos de Souza Filho, líder Operacional do Programa, ressaltou que aquele momento não seria o fim, mas o início de uma nova fase de relacionamento e aprendizado mútuo entre as organizações participantes e seus empreendedores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.