book_icon

Análise de dados e mídias sociais são oportunidades para ações de marketing do mercado financeiro

Estudo sobre a maturidade digital das empresas brasileiras apontou que mais da metade (51%) do setor de serviços financeiros, incluindo bancos, seguradoras e companhias de meios de pagamento, adota tecnologias de análise de dados para direcionar suas ações de marketing, contra apenas 45% das empresas de outros setores, como varejo e bens de consumo. No uso de mídias sociais para venda de produtos e serviços, a mesma pesquisa mostrou que a chance de evolução e diferenciação é grande uma vez que apenas 32% das empresas financeiras utilizam estes canais para este fim.

O estudo foi realizado pela Capgemini, um dos líderes mundiais em serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, em parceria com a Pegasystems, provedora líder em aplicações estratégicas de negócios, e constatou muitas oportunidades para o setor financeiro no uso do analytics e das mídias sociais para qualificar vendas e efetivamente gerar negócios.

Quando o assunto são mídias sociais, apenas 38% monitoram sua reputação, apesar de já existirem tecnologias disponíveis para identificação rápida de problemas permitindo ações corretivas imediatas; 55% utiliza esse tipo de canal para prestar atendimento aos seus clientes (40% no mercado geral) e 51% para promover produtos e serviços (somente 37% se comparado com outros mercados).

Entre os itens avaliados pelo estudo, 39% dos respondentes afirmara adotar tecnologias de análise de dados com o objetivo de personalizar as ações de marketing para o consumidor. Porém, tudo indica que esse ainda é um desafio, e uma oportunidade, comum no mercado brasileiro, uma vez apenas 36% dos entrevistados dos demais setores responderam que já fazem essa personalização.

A pesquisa detalhou questões-chave nas áreas de negócios e tecnologia das empresas de Serviços Financeiros no Brasil. O relatório baseou-se em 60 entrevistas no setor, incluindo executivos do nível mais alto (CDO / CIO / COO) das empresas e também que respondem diretamente a esses profissionais (gerente de TI, gerente de vendas, entre outros).

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.