book_icon

Huawei e Intel assinam MoU para acelerar a inovação em computação de alto desempenho

As empresas realizaram a cerimônia de lançamento da colaboração global em HPC no Hannover Messe 2017, destacando o começo da colaboração dos dois parceiros em torno da inovação HPC.

São Paulo, 15 de maio de 2017 – A Huawei e a Intel assinaram um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) no Hannover Messe 2017 para cooperação em computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês) a fim de fornecerem produtos e soluções HPC competitivos e inovadores.

De acordo com o plano de colaboração, as duas partes pretendem desenvolver soluções HPC baseadas nos servidores e plataformas em nuvem da Huawei e equipados com o processador Intel® Xeon®, os processadores Intel® Xeon Phi™ e a Arquitetura Omni-Path (OPA). A Huawei também construirá centros de inovação HPC em Shenzhen e Chengdu, China, e em Munique, Alemanha. Nesses centros, as duas partes poderão realizar iniciativas conjuntas como otimização de aplicativos, treinamento técnico e desenvolvimento da comunidade, para que elas possam fornecer experiências e serviços inovadores em HPC para os clientes. Além disso, elas realizarão eventos conjuntos de pesquisa e marketing em todo o mundo.

“A combinação de Big Data, Nuvem e AI com a HPC tradicional está trazendo novas oportunidades e vitalidade para toda a indústria HPC. Esta tendência também amplia a aplicação de segmentos tradicionais, como simulação CAE, computação para pesquisas científicas e exploração de óleo e gás, para segmentos emergentes, como serviços financeiros e segurança de rede” disse Qiu Long, Presidente da Linha de Produtos de TI para Servidores da Huawei.

“A Huawei combinou a sua liderança em engenharia e chips para o segmento de hardware com a sua força em Big Data e computação em nuvem. Isto posiciona muito bem a Huawei para acelerar a atualização da indústria HPC à medida que surgem novas oportunidades. A Huawei se esforçará para fornecer soluções inovadoras para ajudar seus clientes a competirem melhor em segmentos emergentes, como HPC Cloud, HPDA e HPC & AI. A Intel tem sido a pioneira da indústria HPC e também é a parceira mais importante da Huawei no segmento de servidores. Juntos, ajudaremos a indústria HPC com mais inovações e permitiremos que nossos clientes ofereçam soluções mais atraentes”, concluiu Qiu Long.

“A Intel deseja ver a aceleração do mercado HPC por meio de uma colaboração mais profunda com a Huawei. Os processadores Intel Xeon e os processadores Intel Xeon Phi™, além da nossa Arquitetura Intel Omni-Path, fornecem o desempenho necessário para os aplicativos HPC”, disse Peter Chen, Gerente Geral de Produtos e Tecnologias do Grupo de Vendas do Data Center Group. “A Intel trabalhará de perto com a Huawei em desenvolvimento de produtos, laboratório de inovação e capacitação tecnológica. Nosso engajamento também abrange alinhamento de marketing. Estamos empolgados com a parceria e em como Huawei e Intel podem transformar juntas o mercado de HPC”.

Nos últimos anos, a Huawei ampliou a sua colaboração com a Intel em HPC. Em novembro do ano passado, a Intel uniu-se à Huawei na Supercomputing Conference 2016 (SC16) para lançar a nova geração da plataforma HPC baseada em all-flash, a FusionServer X6000. Em março deste ano, a Intel uniu-se à Huawei na CeBIT 2017 para lançar a solução Intel® OPA baseada no Huawei E9000 blade server.

Para simulação industrial CAE e outras simulações com propósitos de pesquisa, a Huawei oferece uma variedade de soluções HPC baseadas nos servidores de alta densidade FusionServer e o KunLun.

A Huawei tem colaborado com sucesso de muitos fabricantes automotivos, grandes centros de supercomputação, universidades e instituições de pesquisa científica a implantarem clusters HPC. De acordo com as estatísticas da Gartner, as remessas de servidores da Huawei ficaram em 3º lugar globalmente no Q4 de 2016.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.