Um acordo do Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com a da Agência Nacional de Sociedade da Informação da Coreia do Sul (NIA, na sigla em inglês) viabilizou a inauguração do Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação (CCTIC).
O projeto, localizado em uma unidade do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), no município mineiro Santa Rita do Sapucaí, pesquisa possibilitará intercâmbio de informações e estudos para o desenvolvimento tecnológico, em especial em torno da 5G e da Internet das Coisas (IoT).
O diretor do Inatel, Marcelo Marques, prevê a geração de novas frentes de desenvolvimento para instituições e empresas brasileiras e coreanas, com reflexos diretos no desenvolvimento econômico e social dos dois países. Ele havia assinado, em dezembro de 2016, no MCTIC, o acordo de colaboração que estabeleceu o CCTIC, ao lado do diretor da NIA, Myungha Hong.
A ação, lançada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), conta com o apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Ciência, Tecnologias da Informação e Comunicação e Planejamento Futuro (MSIP, na sigla em inglês).
A estimativa é que o trabalho em conjunto seja executado em três anos e envolva profissionais do Inatel e da NIA. Responsável por projetos semelhantes no Chile, na Colômbia e no México, o governo sul-coreano deve investir US$ 1 milhão no projeto.
Fundado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, o Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa de engenharia de telecomunicações e outros cursos de graduação associados. A instituição é privada e sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Data Centers se adequam às tendências
MERCADO
Oscilações no mercado de PC
TENDÊNCIAS
Conformidade: Cenário rico em oportunidades
Esta é para você leitor da Revista Digital:
TENDÊNCIAS
Carro autônomo
Baixe o nosso aplicativo