Mercado

Gartner: vendas de portáteis ficarão estagnadas em 2017

Estimativa é que a retomada aconteça somente em 2018; vendas de celulares só estão avançando em mercados emergentes da Ásia-Pacífico

Shutterstock

O mercado mundial de dispositivos portáteis está estagnado e deve vislumbrar uma leve retomada nas vendas somente em 2018. A estimativa é da empresa de pesquisa Gartner Group que projeta que em 2016 e 2017 as unidades comercializadas fiquem estáveis em 2,32 bilhões. Para 2018, a projeção é de aumentar para 2,36 bilhões unidades e, para 2019, a expectativa é de chegar a 2,38 bilhões.

Segundo a empresa, as vendas de celulares só estão avançando em mercados emergentes da Ásia-Pacífico. “O mercado de PCs está chegando ao ponto mais baixo de sua tendência de queda”, disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, em comunicado.

Atwal avalia que com a saturação do mercado promove, além da queda nas vendas, houve um recuo nos preços dos dispositivos. O ritmo nas inovações também é um fator importante que tem influência direta nos números de unidades comercializadas. A falta de inovação, segundo o executivo, inibe a agilidade dos consumidores para trocar de aparelho.

“Eles estão procurando novas experiências em categorias em desenvolvimento, caixas de som equipadas com assistentes virtuais pessoais – como o Echo, da Amazon —, dispositivos de vestir e óculos de realidade virtual”, completou Atwal. Nesse sentido, para conseguir avançar, os fabricantes terão que se mover cada vez mais rápido para as novas tecnologias.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.