book_icon

Mercado Eletrônico desenvolve solução estratégica para gestão de fornecedores e terceiros

Novas regulamentações, obrigações legais e fiscalizações aumentam a demanda das empresas por gestão de seus fornecedores e terceiros

São Paulo, junho de 2017 – Um dos maiores desafios da área de Compras é promover a boa gestão de fornecedores. Isso porque, atualmente, a cadeia de suprimentos envolve cada vez mais empresas e regulamentações e, a cada dia, surgem novas obrigações legais. Além disso, a fiscalização dos órgãos públicos é ainda mais eficaz por conta da automatização da coleta de informações das companhias. Para atender a demanda crescente por um sistema de controle de processos de gestão de fornecedores, o Mercado Eletrônico, líder na América Latina em comércio eletrônico B2B, desenvolveu uma solução nos modelos de Software as a Service (SaaS) e Platform as a Service (PaaS), de rápida implementação e baixo custo, que combina tecnologia e serviços de apoio. O foco da Gestão de Fornecedores é centralizar e gerenciar todas as informações de parceiros de negócios.

“Neste cenário, com tantas informações e regras de diferentes frentes, gerir os riscos das relações com parceiros comerciais é cada vez mais importante. Preservar a imagem da marca, evitar desabastecimento, reduzir riscos de corresponsabilidade fiscal e trabalhista e atender às normas internas da companhia, são ações vitais para a gestão da cadeia de suprimentos”, informou Marcelo Pereira, diretor da área de Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico. “Passamos, então, a oferecer todos os dados relacionados ao gerenciamento dos parceiros em uma única base de dados e com a possibilidade de integração com qualquer sistema ERP para facilitar a implementação”. Permitir acesso por meio de diferentes dispositivos é fundamental hoje em dia. Por isso, a mobilidade também faz parte da solução. “Nossa interface é totalmente responsiva e os dados podem ser acessados a partir de qualquer device”, completou o diretor.

A solução também potencializa a comunicação entre as empresas e seus mais diversos fornecedores. A Gestão de Fornecedores foi desenvolvido com base em premissas de total colaboração para permitir o compartilhamento de dados dos parceiros com as unidades de negócios. Além dos compradores e fornecedores, bases externas de informações, como Receita Federal, Sintegra, bureaus de crédito e outras instituições, também podem interagir para manter os dados atualizados. Assim é possível otimizar a qualificação do parceiro, avaliá-lo ao longo do período de fornecimento e gerir contratos de mão de obra terceirizada.

A Gestão de Fornecedores tem como base o cadastro do parceiro, relacionado à três módulos principais: Homologação, com todos os aspectos legais, financeiros, técnicos e normativos dos parceiros, Avaliação, que permite acompanhar o desempenho da empresa durante o período de fornecimento, e a Gestão de Terceiros, que automatiza e simplifica o processo de gerenciamento e controle de informações de companhias e colaboradores terceirizados.

Além de permitir que os profissionais de compras se dediquem às atividades realmente estratégicas para as empresas, a Gestão de Fornecedores promove a sistematização das normas que envolvem o gerenciamento, com benefícios como eficiência operacional e redução de custos. A solução favorece, ainda, questões de governança, já que viabiliza a gestão sistemática de riscos relacionados aos fornecedores e a implementação de rotinas de auditoria de todas as relações de negócios com os parceiros da companhia.

Remodelada a partir de um novo conceito de rápida implementação, com baixo custo e tempo reduzido, a solução dispensa metodologias convencionais de execução de projetos e uso de códigos de programação. Isso foi possível graças ao desenvolvimento de uma nova plataforma tecnológica que permite a parametrização e customização da solução por profissionais de negócios sem experiência em programação, possibilitando, ainda, a automatização de outros processos específicos da empresa. “Se antes eram necessários meses para realizar um projeto, agora conseguimos entregar a solução imediatamente”, contou o executivo.

Outra característica da plataforma é a automatização de relatórios, gráficos e o acesso a um painel de controle com informações selecionadas de cada um dos usuários. O sistema oferece ainda um calendário para ajudar no controle de agendamentos dos processos.

Gestão de Fornecedores – Outros serviços

Além da flexibilidade da solução em um ambiente mais seguro e interface simples e intuitiva, as empresas também se beneficiam com os serviços de suporte ao usuário e os serviços opcionais de Verificação Documental e Diligenciamento, feitos via contatos telefônicos ativos, a fim de informar e cobrar o retorno de pendências.

Sobre o Mercado Eletrônico:
O Mercado Eletrônico é líder na América Latina em fornecimento de soluções tecnológicas e serviços para as áreas de Compras das empresas, ajudando na redução de custos e melhoria de performance. Com escritórios no Brasil, Portugal e Estados Unidos, a empresa contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 8 mil compradores e transaciona R$ 80 bilhões em negócios – fruto de negociações entre fornecedores e compradores. Para mais informações, acesse www.me.com.br.

Siga o ME nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/mercado.eletronico
LinkedIn: www.linkedin.com/company/mercado-eletronico

RMA Comunicação
Aline Vieira ([email protected]) – Tel. (11) 2244-5920
Adriana Leme ([email protected]) – Tel. (11) 2244-5934
Vitória Cardoso ([email protected]) – Tel. (11) 2244-5974

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.