Gestão

Soluções de pagamentos digitais ajudam a gerenciar as finanças sem sair de casa

Migrar para o mundo digital pode ser mais prático e seguro do que se imagina

Em tempos de crise, sabemos que a gestão financeira de famílias e empresas se faz ainda mais importante. Com os horários alternativos para atendimento adotados por agências bancárias, e medidas de saúde e isolamento social contra o Covid-19, a digitalização dos pagamentos pode ser um dos principais aliados à gestão financeira neste período.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), a pandemia motivou novas tecnologias no setor. Os pagamentos digitais realizados pelo e-commerce, aplicativos e outros tipos de transações remotas somaram R$ 86,7 bilhões no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 23,2% se comparado ao ano anterior.

Os estabelecimentos comerciais podem contratar os serviços de uma das empresas cujas soluções estão anunciadas no Vai de Visa para lhe apoiarem nessa jornada  

Com isso, a fim de reforçar a praticidade e segurança para o usuário, a Visa listou soluções alternativas ao atendimento presencial disponíveis em celulares e computadores, que podem auxiliar no gerenciamento das finanças e pagamentos de contas do dia a dia. Migrar para o mundo digital pode ser mais prático e seguro do que se imagina.

Confira algumas dicas abaixo:
• Para a realização de pagamentos de contas, existem uma série de canais digitais. Além do ‘Internet Banking’ e dos aplicativos bancários para celular, consumidores e empresas também já podem contar com outras opções simplificadas que substituem o boleto para o pagamento de contas mensais como água, energia, gás, IPTU e telefone. Por meio de aplicativos como EzPay disponível em todo o Brasil, e o iqContas disponível até o momento nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, permitem que o pagamento de despesas seja feito de forma virtual, apenas cadastrando o cartão de crédito de sua preferência nesses aplicativos. Para ter acesso, basta instalar e fazer uso pelo seu celular ou computador.

• Outra alternativa para pagar pela internet é lançar o uso do cartão de débito, que já é aceito em muitos estabelecimentos comerciais online, além de serviços de streaming e de entregas. O uso do débito pode ajudar a controlar melhor os gastos, já que o valor utilizado é o disponível na conta corrente, a modalidade é uma ótima opção para quem não tem um cartão de crédito e restrições de limite de crédito. De acordo com o Banco Central, em 2019, os cartões de débito ativos no Brasil ultrapassam em 16% o número de cartões de crédito. Para os estabelecimentos comerciais, a solução também é um ótimo aliado, já que com a atualização do protocolo de autenticação e segurança 3DS 2.0 é estabelecido um fluxo de comunicação e troca de informações entre emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais para aprovação das transações virtuais com mais assertividade, o que contribui para um aumento da conversão das vendas e na redução de fraudes. Traz mais segurança para as compras e vendas online.

• O cartão pré-pago também é um excelente facilitador para inclusão digital e financeira já que não é necessária a comprovação de renda, e o valor gasto é o que o consumidor recarrega em sua conta, que pode ser física ou digital. É você no controle de quanto pode gastar no dia a dia. Existem diversas opções no mercado, basta pesquisar a que mais tem a ver com seu perfil e fazer a solicitação.

Como forma de proteção à saúde, rapidez e maior segurança, o pagamento digital – cartões de débito, crédito, pré-pago e pagamentos com a tecnologia por aproximação NFC (Near Field Communication) tem sido a melhor opção de compra tanto presencial quanto online. No Brasil, o pagamento por aproximação alcançou o marco de 7 milhões de transações mensais Visa em dezembro de 2019, de acordo com a Visa Consulting & Analytics. Esse crescimento tem sido exponencial desde então, quando comparados os meses de março de 2019 com março de 2020, o crescimento do uso de cartões Visa com pagamento por aproximação no país foi cinco vezes maior de um ano para outro.

Visa ajuda PMEs a se conectarem com seus consumidores
Vale ressaltar também a iniciativa que tem ajudado as PMEs nesse momento. Por meio da sua plataforma de ofertas e promoções ‘Vai de Visa’, a empresa tem apoiado o movimento #compredopequeno, ajudando pequenos e médios negócios a se conectarem com quem precisa comprar. A nova funcionalidade já está disponível para todo o Brasil e permite além do anúncio de produtos, serviços, vouchers e ofertas com condições especiais, o acesso a conteúdos educativos diversos, tudo para ajudar os pequenos empresários a manter um fluxo de caixa saudável. Os estabelecimentos comerciais podem contratar os serviços de uma das empresas cujas soluções estão anunciadas no Vai de Visa para lhe apoiarem nessa jornada.

O consumidor, por sua vez, pode buscar por estabelecimentos comerciais próximos a ele, procurando-os por categoria ou localização, além de poder convidar um estabelecimento que gostaria de ver seus produtos ou serviços anunciados no ambiente online.

Serviço
www.vaidevisa.com.br
www.visa.com.br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos