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Outubro rosa: a evolução da tecnologia no combate ao câncer de mama

Segundo a Siemens Healthineers, o olhar para o futuro terá solução de Business Intelligence e Internet das Coisas
Outubro rosa: a evolução da tecnologia no combate ao câncer de mama

A tecnologia exerce um papel fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. No caso do câncer de mama, existem soluções que permitem a detecção de tumores com antecipação suficiente para que as pacientes possam se beneficiar de tratamentos menos traumáticos e invasivos, aumentando muito as chances de cura.

A Siemens Healthineers está desenvolvendo uma rede de colaboração, conectando serviços de saúde do mundo todo, com o objetivo de promover um ambiente de cooperação entre estas instituições

O ano de 1913 foi considerado o marco inicial da mamografia quando o cirurgião alemão Albert Salomon, em um estudo sistemático, realizou radiografia de peças de mamas após uma mastectomia. Já, em 1927, foi realizada pelo cirurgião Otto Kleinschmidt em “Die Klinik der Bösartigen Geschwulste” (avaliação clínica de tumores malignos) a primeira mamografia do mundo em uma paciente,

Em 1972, para auxiliar na luta contra o câncer de mama, a Siemens desenvolve a linha de mamógrafos Mammomat. Pioneira nos cuidados com a saúde, a companhia tem desenvolvido soluções para avaliação de risco, prevenção, diagnóstico, terapia e cuidados posteriores. O equipamento de mamografia digital Mammomat Inspiration PRIME é uma das soluções mais modernas do mercado. A solução de diagnóstico realiza a captura de imagens e permite a redução de até 30% da dose de radiação, sem comprometer a qualidade do exame. Este equipamento pode realizar a tomossíntese, um exame que faz aquisições de múltiplas imagens da mama em diferentes ângulos. Dessa forma, é possível fazer uma avaliação tridimensional da mama, melhorando o resultado do diagnóstico.

“No caso especifico da Mamografia, dentre várias ferramentas disponíveis na plataforma, destaca-se o controle e acompanhamento na utilização de doses radiológicas. Os dados são capturados automaticamente dos Mamógrafos – informações de pacientes, médicos e instituições são anonimizadas – e enviadas para a nuvem da Microsoft. Por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones, os gestores acessam e aferem estes dados, podendo compará-los com os dados de outras instituições ao redor do mundo. Dessa forma, é possível promover a calibração adequada de emissão de doses para cada tipo de procedimento”, destaca Robson Miguel, gerente de Digital Services da Siemens Healthineers

Ainda de acordo com o executivo, o exemplo de nova tecnologia, com o olhar para o futuro é o Teamplay. “Solução de Business Intelligence e Internet das Coisas, oferecida ao mercado em parceria com a Microsoft pela Siemens Healthineers. O software possibilita agregar informações de produtividade e doses de radiação do parque de equipamentos dos clientes da empresa, armazenando estes dados na Azure, nuvem da Microsoft. Além disso, é possível extrair informações de desempenho dos equipamentos, ajudando os clientes a fazer uma análise e comparativo dos equipamentos, bem como a padronização e gestão dos protocolos de atendimento, compartilhamento de imagens para uma segunda opinião com dados anonimizados, já disponível no Brasil”, afirma o executivo que acrescenta também que, por meio desta solução, a Siemens Healthineers está desenvolvendo uma rede de colaboração, conectando serviços de saúde do mundo todo, com o objetivo de promover um ambiente de cooperação entre estas instituições. Além de auxiliar no aumento da performance na utilização dos equipamentos médicos, a rede visa também melhorar a qualidade percebida na experiência do paciente.

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