book_icon

IBM e Rapidus planejam impulsionar ecossistema de semicondutores no Japão

Como parte deste acordo, a Rapidus e a IBM desenvolverão ainda mais a tecnologia de nó de 2 nanômetros (nm) da IBM para implementação de uma fábrica no país

IBM e Rapidus planejam impulsionar ecossistema de semicondutores no Japão

A IBM e a Rapidus anunciaram uma parceria de desenvolvimento conjunto para promover a tecnologia de dimensionamento lógico como parte das iniciativas do Japão para se tornar um líder global em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de semicondutores.

A Rapidus Corporation faz pesquisas, desenvolve, projeta, fabrica e vende semicondutores lógicos avançados e foi estabelecida com o endosso de grandes empresas japonesas. Como parte deste acordo, a Rapidus e a IBM desenvolverão ainda mais a tecnologia de nó de 2 nanômetros (nm) da IBM para implementação de uma fábrica no Japão.

A Rapidus espera iniciar a produção em massa de sua tecnologia de 2 nm na segunda metade da década de 2020

Este trabalho alavancará as décadas de experiência da IBM em pesquisa e design de semicondutores. Em 2021, a IBM anunciou que havia desenvolvido o primeiro chip de nó de 2 nm do mundo, projetado para alcançar um desempenho 45% melhor ou 75% mais eficiência energética do que os principais chips de 7 nm. A IBM tem uma longa história de parcerias bem-sucedidas de desenvolvimento conjunto com fabricantes japoneses de semicondutores em lógica avançada e tecnologia de memória, bem como equipamentos japoneses e fornecedores de materiais.

“É um grande prazer anunciar que a Rapidus firmou parceria oficial com a IBM para o desenvolvimento conjunto da tecnologia de nó de 2 nm”, disse Atsuyoshi Koike, presidente e CEO da Rapidus. “Esta é uma colaboração internacional há muito desejada, verdadeiramente essencial para que o Japão mais uma vez desempenhe um papel vital na cadeia de suprimentos de semicondutores. Estou totalmente confiante de que esta colaboração abrirá caminho para nosso objetivo de contribuir para o bem-estar da humanidade. através de semicondutores lógicos avançados produzidos com tecnologias desenvolvidas em conjunto com a IBM”, comentou.

“A IBM tem a honra de fazer parceria com a Rapidus no desenvolvimento da próxima geração de tecnologias de semicondutores e ajudar a posicionar o Japão como líder em uma das áreas de tecnologia mais estratégicas do mundo”, disse Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de Pesquisa da IBM. “Essa colaboração é fundamental para garantir uma cadeia de suprimentos global geograficamente equilibrada de semicondutores avançados, construída por meio de um ecossistema vibrante de empresas e nações com ideias semelhantes”, completou.

Como parte deste acordo, os cientistas e engenheiros da Rapidus trabalharão ao lado da IBM Japão e dos pesquisadores da IBM no Albany NanoTech Complex de propriedade e operado pela NY Creates em Albany, Nova York (EUA), uma das instalações de pesquisa de semicondutores mais avançadas do mundo. A Rapidus é a mais recente entidade a ingressar no ecossistema Albany NanoTech Complex, que inclui IBM, Applied Materials, Samsung Electronics, Tokyo Electron, SCREEN, JSR, State University of New York ( SUNY ) e outros.

A Rapidus planeja implementar estratégias diferenciadas na fabricação, incluindo automação e eficiência, para garantir velocidade no mercado e competitividade. Esta tecnologia de 2 nm pretende ser líder de mercado e será compatível com as ofertas padrão da indústria. A Rapidus espera iniciar a produção em massa de sua tecnologia de 2 nm na segunda metade da década de 2020.

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.