Destaque Tendências

Cresce demanda por ISPs e há perspectiva de alta para o segmento de Telecom

Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs) impulsionam elevação com aumento de 47% no período entre março e setembro

Ao longo de todo o ano passado, a necessidade de realizar encontros e reuniões de forma online e a difusão do home office com a maior parte das empresas adotando o trabalho remoto devido a pandemia provocaram um aumento no volume de acessos à internet de alta velocidade em todo o Brasil. Segundo dados da Anatel, em novembro de 2020, haviam quase 36 milhões de acessos em Banda Larga Fixa¹.

Hoje, o volume de operadoras pequenas e regionais é bastante representativo e, com elas, há o impacto direto em infraestrutura para atender esse público espalhado por todo o Brasil

A aceleração dessa Transformação Digital, impactou diretamente o mercado de telecomunicações no País. De acordo com um levantamento da ABRINT, Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, houve um crescimento de 47% na demanda de provedores pequenos regionais no período entre março a setembro de 2020, o que representa cerca de 20 pontos percentuais a mais que as grandes operadoras.

O reflexo desse movimento tem sido notado pelas empresas de telecom, trazendo perspectivas positivas para o segmento em 2021. A Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas, teve crescimento de 50% na geração de novos negócios em 2020, movimento impulsionado pela demanda por ISPs. Para 2021, as perspectivas são de dobrar as vendas em relação ao ano passado.

Para Giovani Pacífico, diretor de vendas da Zyxel, a forte tendência de crescimento também está relacionada a outros fatores: “A internet das coisas (IOT), os serviços de streaming, o armazenamento em Nuvem e principalmente o aumento nas velocidades de internet têm impactado nessa demanda dos provedores. Hoje, o volume de operadoras pequenas e regionais é bastante representativo e, com elas, há o impacto direto em infraestrutura para atender esse público espalhado por todo o Brasil”, explica o executivo.

A Zyxel possui linha completa de produtos para provedores, que inclui OLTs, ONUs e roteadores ideais para atender pequenos e médios negócios. Com soluções que permitem o gerenciamento à distância e armazenamento em nuvem com uma plataforma única e otimizada, permitem a expansão dos serviços das operadoras, com alta performance.

Serviço
www.zyxel.com.br

Referências

Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. Disponível em https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos

Serviço
www.zyxel.com.br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos